O curso de Mecânica Quântica 2 ensina técnicas que permitem realizar cálculos para descrever alguns fenômenos da física moderna de forma realista e com bom grau de precisão. Esta característica faz com que este seja indubitavelmente o curso obrigatório mais divertido e interessante de toda a pós-graduação (se não fosse esta a minha opinião, estaria dando outro curso).
Para você aproveitar bem o curso e ser bem sucedido nas avaliações, considere seguir as seguintes sugestões:
Faça as listas de exercícios com cuidado. Não subestime o tempo necessário para isto. Após tentar resolver os problemas sozinho, discuti-los com seus colegas pode ser proveitoso. Antes de dar a tarefa como terminada, avalie se você realmente compreendeu todos aspectos das soluções.
Tente lembrar das coisas e fazer conexões. Muitos estudantes tendem a pensar que as disciplinas são blocos disjuntos e que uma boa nota num curso dispara um sinal para que o respectivo bloco seja arquivado em um cofre distante. Nada mais errado. Lembrar e conectar informações são exercícios fundamentais para desenvolver uma compreensão global de como as “partes” aparentemente distintas de encaixam. Num plano mais utilitário, a estrutura lógica e até os truques usados em outras disciplinas ajudarão muitíssimo a compreender os conceitos e resolver os problemas de mecânica quântica 2.
Administre seu tempo, seja disciplinado e não fique para trás. Assistir às aulas e ler as notas de aula é importante, mas não suficiente. Você só vai perceber o que não ficou muito claro ao fazer as listas de exercícios ou tentar explicar o conteúdo da aula a um colega. Não deixe todas as pendências para a véspera das provas.
Tente entender o conteúdo apresentado do seu modo. Nem sempre a explicação do professor é a que funciona melhor para você. Procure outros livros texto – há dezenas deles. Se você tiver dificuldades com algum conceito, não pare o estudo. Anote o que ficou pouco claro e formule as suas perguntas a respeito. Faça uma lista de dúvidas e me procure. Tentarei ajudá-lo.
Preste atenção e seja ativo nas aulas. Entrar calado e sair mudo é uma das estratégias mais entediantes e menos produtivas de assistir aulas. Antes de ir à aula, visite a página do curso e leia o que será discutido/apresentado. Tente fazer conexões com coisas que você já viu (item 2). Aproveite seu tempo em classe: preste atenção, seja crítico, vença a timidez e faça perguntas. As questões dos estudantes costumam ser excelentes tanto para o professor quanto para os colegas. Não pense que suas dúvidas são elementares demais para o curso. Frequentemente elas ajudam a elucidar pontos confusos. Dependendo da dinâmica da classe, o nível das perguntas faz com que eu mude a estratégia de apresentação de um assunto, ou invista mais tempo do que o planejado numa questão específica. Eu encorajo a todos que façam perguntas, mesmo que elas não estejam bem formuladas.