Mapas Mentais e Relatórios de Produtividade

Este post participa da promoção de aniversário do Efetividade.net, um blog sobre produtividade pessoal, comandado pelo Augusto Campos, famoso desde o br-linux.org.

Neste post vou descrever a minha experiência com mapas mentais para resolver um problema bastante comum: um relatório de atividades. No meu caso, tinha que prestar contas ao CNPq, das minhas atividades como pesquisador nos últimos três anos!! É claro que não vinha tomando nota, nos últimos anos, de tudo que eu fiz relacionado à pesquisa em Física (quisera ter tomado conhecimento das noções de produtividade antes). O relatório deveria dar conta das publicações, orientações, participações em bancas, prestações de contas, diárias, passagens, etc. Ao meu ver, esta é uma oportunidade de ouro para colocar em prática as poucas técnicas de produtividade aprendidas – e outras a que fui forçado a desenvolver. O problema é grande, exige solução rápida e a primeira coisa é começar a fazer o relatório.

Antes de partir para a descrição de como fiz o relatório, vale a pena discutir porque estes relatórios são necessários. Apesar do meu descontentamento em fazê-los (preferia fazer pesquisa em Física, acredite, ou preparando minhas aulas), os mesmos servem não só como prestação de contas – pequenas, é verdade, comparadas com as que nós vemos sendo todos os dias sendo burladas por quem deveria dar o exemplo – mas como auto-avaliação e aprendizado. Auto-avaliação é importante em um processo em que buscamos aumento de produtividade. Em uma avaliação destas, você pode ter idéia de quanto tempo/dinheiro gastou em cada atividade e qual foi o retorno. Ao final do relatório, já tinha desistido de dois projetos em favor de um que era mais importante, com maior chance de retorno, mas que vinha sido preterido pois era muito mais chato e trabalhoso. Este relatório portanto deveria descrever o que foi feito, o que se esperava, o que ainda estou fazendo e o que poderia ser feito ou gerado a partir deste ponto

Decidi experimentar a técnica de mapas mentais para fazer o relatório do CNPq.