Análise e modelagem estocástica do barorreflexo

20040514113350.jpg Hoje deveremos ter mais um doutor “fresco” no grupo de Sistemas Complexos. O doutorando é Carlos Eduardo Cardoso Galhardo, e o título da tese é “Análise e modelagem estocástica do barorreflexo através de séries temporais de pressão arterial sistólica” (sim, títulos de tese se parecem com títulos de sambas de enredo). A defesa é hoje às 14h no IF-UFF. Neste trabalho fizemos análise dos dados de pressão arterial de ratos em que um dos mecanismos de controle de pressão arterial, o barorreflexo, é desativado por denervação. Mostramos que um novo mecanismo de controle passa a agir dias depois, por adaptação do organismo, mas que este novo mecanismo – que não sabemos ao certo qual é – é mais lento que o barorreflexo. Propusemos um modelo simples (simples, para físicos) baseado no movimento browniano, já discutido aqui em O azeite bêbado e em Simulações com Processing.js.

Este trabalho me deixou particularmente gratificado porque antes de escolher prestar vestibular para Física, fiz um teste vocacional e deu Medicina como primeira opção. Acho que escolhi certo. Este trabalho é fruto da colaboração do nosso grupo com o Laboratório de Fisiologia do Exercício, do prof. Pedro Paulo Soares, do Instituto Biomédico da UFF. É mais um motivo para confundirem Física com Educação Física.

Sobre o estudante, o Gralha, posso dizer que o nosso grupo não será o mesmo depois dele. Foi um dos principais responsáveis por introdução do Python e técnicas como Scrum e peer-programming e um dos mais motivados estudantes que tive. Além de excelente pesquisador é um grande amigo.

O arquivo pdf da tese tem 2.7Mb e pode ser baixado aqui mesmo.