Depois de um mês,o pessoal da TVCidade (internet/tv a cabo em Niterói) se convenceu que o problema era na rede externa e mandou um técnico (três técnicos anteriormente estiveram aqui em casa e diagnosticaram como problema na rede externa, mas o suporte insistia em mandar alguém para olhar as luzes do cable-modem piscando). Após a troca do amplificador na entrada do prédio, a internet voltou.
Por mais de cinco anos fui assinante do Terra – obrigado pelo esquema de venda casada. Como só uso Linux, assinei a versão light que é sem suporte. Estranhamente, o técnico solicitou como teste a troca momentânea de provedor e, usando o ping, notei que a velocidade era maior e a perda de pacotes menores com o novo provedor. Achei estranho pois acreditava que o provedor não tinha nada a ver com isto. Resolvi cancelar o Terra – o esquema de troca de provedor é fantástico na TVCidade: você cancela o provedor e pede a troca, somente por email , e aguarda até 72 horas após eles lerem e responderem seu email (o que o técnico fez em cinco minutos aqui em casa). Liguei para o suporte Terra e eles me ofereceram acesso e suporte pela metade do preço que eu pagava no plano light!! Disse que estava cancelando pois não podia acessar o conteúdo do site e que tinha lentidão no acesso. A atendente disse que era problema da TVCidade (como eu pensava) e que o suporte iria dizer como acessar o site pelo Linux (como eu não acreditara). Topei. Imediatamente ela me transferiu para o suporte. A primeira resposta do suporte, com respeito à lentidão, foi: ”– Sim, estamos com problemas na sua região” Wow!! O provedor tem interferência na velocidade de acesso!! E descobri que é igual Maizena: só entra para engrossar!! O provedor tornou meu acesso mais lento!!
Liguei no dia seguinte. O atendente disse que o problema havia sido resolvido e que eu não teria mais problemas de acesso. Aí eu toquei no assunto Linux e o TVTerra: a resposta foi ”– Microsoft Windows é muito mais fácil de configurar e de acessar o conteúdo. O Terra tem um convênio com a Microsoft que …!!” Cortei bruscamente a fala do atendente: “Peraí… eu cuido de 350 computadores Linux na minha universidade e você quer tentar me convencer a usar Windows em casa ??? Passa para o setor de assinaturas que eu quero cancelar agora”. O rapaz não discutiu e transferiu imediatamente. Cancelei o plano e solicitei a mudança de provedor por email: fico imaginando o caso do pessoal que contrata um provedor e só tem o email do mesmo: tem que cancelar o provedor antes (recomendação do suporte da TVCidade), perder o acesso ao email e enviar o email pedindo a troca (como ????). Depois das 72 horas, eu continua a receber IP do Terra e não conseguia navegar (provedor é só para engrossar). Liguei para o suporte e pedi para trocarem imediatamente o provedor. A atendente perguntou se eu já tinha recebido o email, eu disse que sim e 6 “Um momento, por favor”, as luzes do cable-modem ressetaram e eu já tinha um IP do Megazon (um provedor de conteúdo sem conteúdo: para abrir caixas postais você tem que LIGAR para o suporte). Uma tira do André Mangabeira reflete bem o que eu passei. Quando eu disse que não tinha “Iniciar”, o atendente respondeu “Mas tem como chamar o DOS no Linux, você sabe como ??”; entendi que ele queria um shell .