Debian Etch no HP Pavilion zx5000 - TouchPad

Pela centésima vez, instalei uma versão no meu notebook HeavyPackage, um Pavilion zx5000:

zx5000_old.jpg

É bem pesado. Estava rodando o Feisty e resolvi testar o Debian e prepará-lo para a Maratona de Computação Gráfica com Software Livre (veja post abaixo). É que as palestras são apresentadas nele e por isto é uma boa propaganda :-D A instalação foi tranquila, depois de muito tempo resolvi voltar ao ext3 (pelo menos até o Hans Reiser voltar à ativa). Eu gostei muito do visual, muito melhor que o do Feisty, em particular o tema do GDM. Eu não gostei foi do conjunto de ícones escolhidos e nem do Home,Computer,etc, no Desktop: para mim, só a lixeira basta. Incrível como a rede sem fio é bem mais estável que o feisty (Broadcom BCM4306). Foi só instalar o pacote com o cutter e ele já baixou a atualização do firmware. O que não funcionou a contento foram o touchpad (muiiiito lento) e o suspend (ainda não tentei o hibernate, mas tb. não funcionava no feisty). Vi muitos posts sobre o touchpad ALPS na rede, reclamando da lentidão. Para configurá-lo ao meu gosto, coloquei os seguintes parâmetros no /etc/X11/xorg.conf :

Section "InputDevice"
        Identifier      "Synaptics Touchpad"
        Driver          "synaptics"
        Option          "SendCoreEvents"        "true"
        Option          "Device"                "/dev/psaux"
        Option          "Protocol"              "auto-dev"
        Option          "ZAxisMapping"          "4 5"
        Option          "Emulate3Buttons"       "true"
        Option "LeftEdge" "85"
        Option "RightEdge" "830"
        Option "TopEdge" "85"
        Option "BottomEdge" "730"
        Option "FingerLow" "25"
        Option "FingerHigh" "30"
        Option "MaxTapTime" "180"
        Option "MaxTapMove" "220"
        Option "VertScrollDelta" "100"
        Option "MinSpeed" "0.10"
        Option "MaxSpeed" "0.90"
        Option "AccelFactor" "0.2"
        Option "HorizScrollDelta" "0"
        Option "SHMConfig" "true"
EndSection
Os parâmetros relevantes são MinSpeed, MaxSpeed e AccelFactor. Eu mexi no RightEdge para recuperar o scroll (como o wheel do mouse). Vou deixar o Etch, pois no Feisty - e na versão anterior, Edgy - eu sempre tinha que matar o esd, que às vezes engasgava e não carregava o Gnome. Depois eu coloco mais sobre esta instalação.