FAPERJ obriga o uso do Internet Explorer

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro FAPERJ “tem como objetivo fomentar a pesquisa e a formação científica e tecnológica necessárias ao desenvolvimento sócio cultural do Estado do Rio de Janeiro”. É o órgão do Governo do Estado responsável pelo apoio às pesquisas científicas do Estado. O computador de onde escrevo foi adquirido com recursos desta Fundação. É um computador de 64 bits que roda GNU/Linux 64 bits. Só que o projeto para compra destes computadores foi feito já há algum tempo, e os formulários foram preenchidos no papel. Recentemente, a FAPERJ, seguindo uma tendência das agências financiadoras, instituiu um formulário eletrônico para submissão de novos projetos e auxílios, o inFAPERJ. O preenchimento deste formulário é condição obrigatória para o processo.

Fui procurado por um estudante do curso de Física, interessado em um trabalho de Iniciação Científica. A única agência financiadora, com inscrições abertas é a FAPERJ. Já tenho cadastro lá, pois fiz outros pedidos. Ontem, ao tentar preencher o formulário de pedido de bolsa, esbarrei no Termo de Compromisso. Ao clicar no botão de “Li e aceito os termos”, recebi um pop-up recomendando que eu lesse até o final. Já com medo do que os novos aplicativos são capazes, reli o Termo, cliquei no botão e recebi a mesma mensagem. Li em voz alta, com testemunhas, li até o nome do diretor da FAPERJ. Cliquei novamente e descobri que ou meu computador era surdo e mudo, ou tinha problemas com o Firefox. Cliquei no “Entre em Contato” e enviei a seguinte mensagem:

Usando firefox 64 bits, linux. EU JURO que li o contrato até o final, mas o botão insiste que não.

Hoje recebi uma mensagem, que sugeria

De: sac@faperj.br

No browser Mozilla ou equivalente (Softwares livres), esta primeira parte do Formulário online se comporta desta forma. Sugiro que o senhor preencha esta primeira parte do Formulário no Internet Explorer.

Nós da equipe inFAPERJ estamos trabalhando para solucionar este problema e em breve os outros “browseres” aceitarão esta funcionalidade.

Atenciosamente,

Juliana Suporte
inFAPERJ

Acho louvável que se trabalhe para solucionar o problema, mas tornar esta imposição para submissão de projetos, ainda mais ligados às áreas de pesquisa e desenvolvimento do Estado, é inadmissível. Eu, sinceramente, não gostaria de falar mal da FAPERJ, que tenta se levantar de anos difíceis, mas esta exigência deveria ter sido melhor testada antes de ser posta em prática.

Para saber mais sobre os problemas do Internet Explorer, veja a Wikipedia. Lamento mas meu computador, rodando 64 bits é

too_cool_large.jpg