Você rabisca enquanto ouve uma palestra chata mas importante ? Ou pior, você vê os outros rabiscarem quando você está falando ? Você repreende seu aluno quando ele faz desenhos durante a sua explicação ? Pois saiba que rabiscar enquanto ouve, pode ajudar a guardar o que esta sendo transmitido. Um experiência realizada com o pessoal do Medical Research Council’s Cognition and Brain Sciences Unit (40 pesquisadores) sugere que quem rabisca (“doodling”, em inglês) guarda 29% a mais que quem não rabisca. A experiência, publicada no Applied Cognitive Psychology, foi a seguinte: 40 voluntários receberam um telefonema chato, de dois minutos e meio de duração, falando de oito pessoas indo para uma festa. Não foi dito a ninguém que seria um teste de memorização. Para um grupo, foi pedido que fossem desenhadas formas em um papel enquanto o telefonema estava sendo transmitido. Alguns naturalmente começaram a desenhar. Estes lembraram, em média, 7,5 dos oito nomes, contra 5,8 do grupo que não desenhava. Uma possível explicação, dada pela pesquisadora chefe, é que quem não estivesse desenhando, teria a atenção voltada para qualquer outra coisa (“daydreaming”, veja também http://nerdson.com/blog/imaginarium/ para um exemplo). O fato de fazer o desenho restringe estas “viagens” do cerébro.
Eu mesmo rabisquei durante o último seminário de física. Vejam como foi um assunto relacionado: