O formato pdf para arquivo de documentação de artigos científicos já virou o padrão. Eu tenho vários, principalmente do http://www.arxiv.org, citado diversas vezes neste blog e das revistas especializadas. Em geral, quando baixamos os arquivos, os mesmos vêm com nomes aparentemente crípticos: sucessão de números ou a referência na revista, nada que lembre o título do mesmo. Eu costumo renomear para o título completo do artigo para facilitar a busca depois (e salvá-los em pastas dependendo do assunto). Isto não é o ideal porque um artigo pode tocar sobre dois assuntos, daí a idéia de etiquetas, ou tags, é mais apropriada. Apresento, neste post, a ferramenta que pode mudar a sua vida: o Referencer, disponível para o Debian Lenny em http://apt-get.if.uff.br, para amd64 e i386. Antes de usá-lo, duas dicas: 1) coloque seus pdf's (e somente eles) em uma pasta qualquer; 2) visite CrossRef e se cadastre: o poder do programa aumenta muito com estas discas.
Instale e carregue o referencer. Vá para Documentos→Adicionar Pasta e coloque a pasta com os seus pdf's. O danado vai procurar no arxiv, pubMed, crossRef, alguma coisa relacionada aos arquivos pdf's e vai retornar os dados principais, incluindo o DOI, Digital Object Identifier. O Currículo Lattes permite a inserção do DOI, permitindo o rápido teste da veracidade da informação, no caso o artigo que publicamos. Você pode adicionar tags aos arquivos para facilitar a classificação. Quer mais ? Você pode renomear o arquivo a partir das informações coletadas (o default é pegar o primeiro autor, mas você pode alterar nas Propriedades). Mais ? Você pode colar a informação de um Bibtex do arquivo (por exemplo, que você tenha colado do excelente CiteULike. Mais ainda? Exporte a referência como um registro próprio para o Bibtex. Não te convenci? E se você pudesse procurar mais sobre aquele artigo no PubMed,no Google Scholar ou diretamente no site da revista (através do DOI), com apenas um clique ? Mais ainda ? Cole a citação diretamente no LyX. Não acredita que algo assim exista ? Veja o screenshot abaixo:
O referencer está no Lenny e no Sid mas com a versão 1.1.3. No http://apt-get.if.uff.br, já temos a 1.1.5, que tem suporte aos DOI além de uns bugs fixes. Eu fortemente recomendo esta versão.