Seminário sobre a "Estrutura de Redes dos Pacotes Debian"

openlogo-100.jpg O seminário de Mecânica Estatística, hoje no Instituto de Física da UFF, às 16:00, é sobre a estrutura de redes dos pacotes Debian. Eu acredito que este seminário pode ser compreensível, mesmo para quem não é físico. Estudamos a fragilidade e organização da redes de pacotes quando, por exemplo, um bug afeta um pacote. O palestrante é o Orahcio Felício de Sousa, estudante do mestrado e bolsista “Nota 10” da FAPERJ. O resumo é

Analisamos a estrutura de rede entre as dependências dos pacotes que compõe o projeto Debian, bem como a formação de comunidades de pacotes “afins”, por conseqüência da dinâmica de criação dos pacotes pelos desenvolvedores.

A estrutura de rede mostra um típico exemplo de um sistema real livre-de-escala, apresentando uma robustez contra ataques aleatórios. Estudando a propagação de danos nos componentes desse sistema verifica-se vértices centrais (menos freqüentes) que podem derrubar toda a estrutura bem como componentes com alta fragilidade (afetados sempre que algum pacote apresenta um erro ou “bug”).

A estrutura de comunidades é observada em redes de interações sociais (grupos de orcas ou sócios de um clube de karate) e até mesmo em redes tecnológicas como a rede de pacotes Debian, permitindo uma observação mais nítida de como os pacotes mais essenciais agem no sistema ou as tecnologias de desenvolvimento (perl, python, c, c++) que mais influenciam os responsáveis por tal estrutura.