O ritmo de postagem está lento ultimamente. Pode-se supor que um blogueiro que não bloga regularmente é porque não tem o que escrever, porque não tem feito nada. Como não sou exclusivamente blogueiro, a razão é que ando atolado: chegaram máquinas novas, alunos novos, conferências, mês final de projetos, semana final de aulas com provas para mais de 50 alunos, gravação de vídeo sobre caos, proliferações de reuniões, etc. Vou atualizando aos poucos mas semana que vem, prometo voltar ao ritmo normal.
Uma novidade é que resolvi atualizar a lista dos artigos mais lidos. O Dokuwiki, programa que uso para blogar, não tem plugin para isto e a atualização é manual. A surpresa é que os posts mais lidos em junho eram sobre ciências e não sobre linux. Isto mostra uma inversão da tendência de uma ano atrás. Este blog comete o pecado número 1, segundo os grandes especialistas em blogues: não é dirigido a um público específico. Eu deveria escrever mais sobre ciências/física/evolução para agradar ao público cativo, só que estes posts são trabalhosos e exigem cuidadosa revisão: bem, na verdade, eu leio novamente, corto um tanto e publico. Posts técnicos sobre Linux, nem releio. Mais uma promessa, que não sei se vou cumprir, mas teremos mais posts de ciências neste mês de férias na UFF (sim, não temos greve há tempos, desde que o doutor sociólogo com duas aposentadorias precoces como professor, nos deixou). Eu, em particular, discordo dos orientadores de blogueiros: o Veríssimo escreve sobre qualquer coisa e eu leio sempre
As minhas diversões tem sido ler um pouco mais que o costume (ler papel, não monitores) e episódios de House (comprei duas temporadas). Por falar em ler, recebi um email hoje, de um amigão, proprietário de um sebo em Curitiba: o sebo Papirus. Um fotógrafo, frequentador assíduo do sebo, fez umas fotos e colocou no Flickr, em http://www.flickr.com/photos/marcelpaulo/sets/72157621106309552/show. É um trabalho genial, vale a pena visitar. Eu escrevi para ele e pedi a descrição do equipamento, afinal no Flickr aparecia como uma Canon Power Shot . O fotógrafo Paulo Marcel respondeu assim:
Te adianto, todas as fotos foram tiradas com uma digital portátil: Canon Powershot SD1000 e manipuladas (corte, rotação, ajuste de brilho/contraste, conversão a PB) com: Gimp 2.4.7 sobre plataforma: Debian GNU/Linux 5.0
Hmmm, sei. O cara tira umas super-fotos com uma Powershot e usa o Gimp, no Lenny para editar ?? Ué, não dizem que só o Photoshop é que pode fazer isto ??? Só para ter uma ideia, vejam esta foto:
Vai, aproveita que estamos de férias e visitem o álbum http://www.flickr.com/photos/marcelpaulo/.
P.S.: não ganhei nada com este post, não é jabá, mas o amigão da Papirus é meu primo. P.P.S.S.: bati o record de tags neste post.