Este site é sobre o curso de Física 1 da Turma C2 que irá usar um método interativo
(mais detalhes abaixo). Aqui você encontra algumas informações adicionais relativas
as particularidades do nosso método. Para informações gerais sobre o curso
consulte também a página geral do curso de Física 1: http://cursos.if.uff.br/fisica1-0115/doku.php?id=start
Faça a avaliação final sobre o curso e método utlizado. \\
Sua participação é muito importante para a melhoria do curso de Física 1 da UFF\\
http://goo.gl/forms/byRQpPos3c
====== Introdução ======
Este semestre iremos usar um método interativo de ensino, ao invés das tradicionais
aulas expositivas. Nas aulas expositivas em geral o aluno entra sem saber nada e o
professor expõe o conteúdo fazendo um resumo do livro, com ênfase no que julga
ser mais importante, e grande parte dos alunos anotam o que é exposto. O conhecimento
é transferido do livro ao caderno dos alunos, em geral sem passar pelo cérebro destes
ou até mesmo do professor. Somente depois, e em geral quase na véspera da prova o aluno lê o livro e reflete sobre o conteúdo e faz problemas. Este método tem uma origem muita antiga e se justifica em parte no fato de que o acesso
a livros era muito restrito e portanto fazia sentido ficar escutando a "lecture" e ir anotando
tudo, já que você não teria acesso aquele conhecimento depois.
Hoje em dia, não só os livros estão facilmente disponíveis nas bibliotecas da universidade
como também online. Além disso pode-se encontrar o conteúdo da matéria em diversos
lugares da web, como o wikipidea. Assim, não faz muito sentido ir a aula para
escutar o que está escrito no livro. Obviamente existem situações onde o professor
faz mais que ditar o conteúdo e interage com os alunos. No entanto estas situações
não são comuns e quando ocorrem há pouco retorno por parte dos alunos.
Métodos interativos tentam mudar está dinâmica fazendo com que o alunos
participe mais da aula não sendo um mero agente passivo no processo de
aprendizagem. Tais metodos vêm sendo estudados a muito tempo por pedagogos
e outros estudiosos da eduacação. Mais recentemente algumas propostas
foram feitas por Físicos, não especialistas em educação mas com interesse
em melhorar suas aulas. Uma das principais propostas, e que usaremos
aqui foi desenvolvida pelo Prof. Eric Mazur e se chama "Peer Instruction"
ou "Instrução pelos Colegas".
Um outro problema do ensino atual é que se ensina muitos algoritmos
para solução de problemas que acabam sendo aplicados sem um real
entendimento dos conceitos e leis físicas envolvidos.
====== Peer Instruction ======
O Peer Instruction é um método interativo onde a maior parte
da interação se da entre os alunos. Ele também tem uma maior
enfase no ensino dos conceitos físicos. Basicamente o método
se compõe de
1) Os alunos devem ler o livro antes da aula tendo assim uma
ideia do que será discutido além de muitas dúvidas.
2) O Prof. apresenta uma breve exposição de 15 mim, preferencialmente junto
com uma demostração experimental, ou exibição de um vídeo de
um experimento ou simulação.
3) O Prof. apresenta um "teste conceitual": uma pergunta de múltipla
escolha que envolva o entendimento de um conceito e uma matemática muito simples.
4) O Prof. pede para que os alunos pensem sobre a alternativa correta
e elaborem uma justificativa. Depois uma votação é feita.
5) Se a maior parte da turma respondeu errado o Prof. pede para que
cada aluno tente convencer um colega próximo da sua resposta. Após
alguns minutos o prof. faz uma segunda votação.
6) Se a maior parte acerta o Prof. passa para o próximo tópico.
Se a maior parte erra o Prof. dá uma breve explicação sobre
a resposta correta e apresenta outra questão conceitual sobre o mesmo
tema.
A ideia é que a aprendizagem ocorre nas discussões entre os colegas.
Acredita-se que os colegas tenham uma linguagem mais simples e portanto
mais acessível aos alunos.
Este método tem sido aplicado em diversas universidade ao redor do mundo
e existe grande evidência de sua superioridade em relação ao método
convencional. Os alunos não só aprendem mais Física, como também
tem mais motivação e prazer no estudo. Sugiro os artigos abaixo
para mais informações
* http://www.sciencemag.org/content/323/5910/50.full
* http://mazur.harvard.edu/research/detailspage.php?ed=1&rowid=8
Uma palestra do Prof. Mazur explicando o método: https://www.youtube.com/watch?v=WwslBPj8GgI
(Note que há uma versão de 18 min http://youtu.be/rvw68sLlfF8
Também existem artigos que relatam experiências da aplicação no Brasil:
* https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/26150
* http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/109804
Para a eficácia do método é **IMPRESCINDÍVEL** que você leia o livro antes
da aula. Para disciplinar essa leitura indicaremos no cronograma quais
seções devem ser lidas para cada aula e utilizaremos "testes de leitura":
serão pequenos teste sobre as seções que devem ser lidas. Estes testes
irão valer nota.
====== Avaliação ======
A avaliação terá três partes
1) Três provas, cuja média aritmética será 90% da nota final.
2) 10 mini-testes, cuja média aritmética será 5% da nota final.
3) testes de leitura, cuja média aritmética será 5% da nota final.
Para estudo iremos sugerir uma lista de problemas para cada capítulo.
Está lista é o seu guia de estudo. Um aluno que resolva com cuidado
e entendendo o que está fazendo, ou seja não copiando soluções, todos
os problemas da lista, não terá dificuldades nas provas que serão
baseadas nos problemas da lista. Além disso o mini-teste será uma
questão muito similar a um problema da lista
====== Cronograma ======
Cronograma com as datas dos testes, das provas e das seções que devem ser lidas antes da aula
Cronograma com as aulas do Cap. 12 {{:calendario-fis1-1sem-15-v2.pdf|}}
====== Testes de Leitura ======
Os testes das aulas de segunda devem ser feitos até domingo as 23:59. Os de quarta devem ser feitos até as
13:00 da quarta. Lembrem que não é possível editar a sua resposta após o envio.
Para fazer o teste e necessário fazer login no Google com seu email @id.uff
* Teste de Leitura 1: http://goo.gl/forms/r8VgGJCED2 {{:notas-tl1.pdf|}}
* Teste de Leitura 2: http://goo.gl/forms/Rc00mFT9Pz {{:notas-tl2.pdf|}}
* Teste de Leitura 3: http://goo.gl/forms/BGlIZAVlOQ {{::notas-tl3-rererecorrigido.pdf|}}
* Teste de Leitura 4 (Sec 4.1-4.3): http://goo.gl/forms/DoMBz3q9Kp {{::notas-tl4.pdf|}}
* Teste de Leitura 4.1 (Sec 4.4-4.7): http://goo.gl/forms/p4NwB2l3JP {{::notas-tl4.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 5: http://goo.gl/forms/Wjz8D0rWf7 {{::notas-tl5.pdf|}}
* Teste de Leitura 6.1 (Sec. 6.1-6.3): http://goo.gl/forms/TxkR3ZMZuT {{:notas-tl6.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 6.2 (Sec. 6.4-6.6): http://goo.gl/forms/22mkbehkc3 {{:notas-tl6.2.pdf|}}
* Teste de Leitura 7: http://goo.gl/forms/hP54YvvMMO {{:notas-tl7-recorrigido.pdf|}}
* Teste de Leitura 8.1 (Sec. 8.1-8.3): http://goo.gl/forms/5KavczmD46 {{::notas-tl8.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 8.2 (Sec. 8.4-8.7): http://goo.gl/forms/SYCxM6Ncrz {{:notas-tl8.2.pdf|}}
* Teste de Leitura 9.1 (Sec. 9.1-9.3): http://goo.gl/forms/Mq0MSYBSa5 {{::notas-tl9.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 9.2 (Sec. 9.4-9.6): http://goo.gl/forms/gHP6o18h7L {{:notas-tl9.2.pdf|}}
* Teste de Leitura 10.1 (Sec. 10.1-10.4): http://goo.gl/forms/Gbx57j7LAT {{:notas-tl10.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 10.2 (Sec. 10.5-10.7): http://goo.gl/forms/uNGWcaG6VI {{:notas-tl10.2.pdf|}}
* Teste de Leitura 11.1 (Sec. 11.1-11.3): http://goo.gl/forms/IUCDSosxCJ {{:notas-tl11.1.pdf|}}
* Teste de Leitura 11.2 (Sec. 11.4-11.6): http://goo.gl/forms/U1hfJ75GD4 {{:notas-tl11.2.pdf|}}
* Teste de Leitura 11.3 (Sec. 11.7-11.9): http://goo.gl/forms/hWTZEG4fDZ
* Teste de Leitura 12.1 (Sec. 12.1-12.4): http://goo.gl/forms/u2XDSuDF9e
* Teste de Leitura 12.2 (Sec. 12.5-12.6): http://goo.gl/forms/2PUCDdsWTN
* Como vcs devem ler somente a seção 12.7 não haverá teste de leitura. MAS LEIAM!!!
* Teste de Leitura 12.3 (Sec. 12.7-12.11): http://goo.gl/forms/PQJtCBBeH2
* Teste de Leitura 13.1 (Sec. 13.1-13.4): http://goo.gl/forms/gK2myCe8on
* Teste de Leitura 13.2 (Sec. 13.5-13.6): http://goo.gl/forms/dMqdWk8xVp
* Teste de Leitura 14.1 (Sec. 14.1-14.3): http://goo.gl/forms/7pKeXFpM9N
* Teste de Leitura 14.2 (Sec. 14.4-14.5): http://goo.gl/forms/AdxZBu7arB
* Teste de Leitura 14.3 (Sec. 14.6-14.8): http://goo.gl/forms/UZpI9Suf7M
Pessoal aqui vcs podem fazer uma breve avaliação
do curso. O email de vcs não irá aparecer para mim neste questionário
http://goo.gl/forms/4znOnVkuMC
====== Listas ======
As listas podem ser encontradas no site "oficial" da disciplina: http://cursos.if.uff.br/fisica1-0115/doku.php?id=listas
Gabaritos dos testes
* T1
* T2 {{:gabaritoteste2_2015-04-10-14-29-00.pdf|}}
* T3 {{:gabaritoteste3_2015-04-10-14-28-00.pdf|}}
* T4 {{::gabaritoteste4.pdf|}}
====== Videos, Simulações, etc ======
* http://profs.if.uff.br/tro/doku.php?id=conte%C3%BAdo
====== Monitoria ======
* Horário da monitoria: http://cursos.if.uff.br/fisica1-0115/doku.php?id=monitores
* O monitor responsável por corrigir os teste é o Diego (tartaglia@id.uff.br). Vcs devem pegar os testes com ele na monitoria de sexta das 15 as 17 (quem realmente não puder na sexta pode tentar combinar com ele por email outro horário)
====== Notas ======
Notas Finais com VS:{{::notas-c2-1sem-15-final.pdf|}} \\
Notas dos Testes de Leitura: https://docs.google.com/spreadsheets/d/17cj_fhh86Vq1Btgm_svEPIa6bstO8GIVNoxogjxmZjU/pubhtml
Faça a avaliação final sobre o curso e método utlizado. \\
Sua participação é muito importante para a melhoria do curso de Física 1 da UFF\\
http://goo.gl/forms/byRQpPos3c