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Sou professor adjunto do Instituto de Física da Universidade Federal Fluminense e faço
parte do grupo de Óptica e Informação Quântica (http://infoptics.if.uff.br/doku.php).
Tenho uma tendência em me interessar por questões mais fundamentais. Mas por razões
"práticas", grande parte da minha
pesquisa aborda problemas mais "práticos", porém relacionados aos fundamentos da
Mecânica Quântica.
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====== Pesquisa ======
Tenho interesse em orientar alunos de Mestrado e Doutorado em qualquer umas das áreas acima e dinheiro para pagar um adicional a bolsa, através de um projeto com a força áerea americana. Interessados devem me mandar um e-mail ou passar na minha sala para bater um papo
* **Equilibração e Termalização de Sistemas Quânticos Isolados** Um dos grandes problemas dos fundamentos da Física Estatística e Termodinâmica e justificar a nível micróscopico porque sistemas macroscópicos em geral entram em equilíbrio; equivalente a provar a segunda lei a partir das leis microscópicas. Este problema resurgiu com "novas" propostas teóricas e experimentos com sistemas quânticos altamente isolados, como átomos frios em redes ópticas. .Veja minhas últimas publicações e referências: https://arxiv.org/abs/1704.06646 http://arxiv.org/abs/0908.3877, http://arxiv.org/abs/1302.3980 e http://arxiv.org/abs/1302.3980. Um breve review sobre a parte da termalização é este: http://arxiv.org/abs/1408.5148
* **Dissipação e Decoerência em Mecânica Quântica**. As principais características dos sistemas quânticos, como emaranhamento, superposição e interferência, podem desaparecer quando estes são perturbados. Ou seja temos uma perda da coerência ou decoerência. Estes efeitos podem ter implicações práticas importantes, como na construção de um computador quântico. Por outro lado a decoerência também pode ser relevante no entendimento de aspectos fundamentais da Mecânica Quântica como a obtenção das "leis" clássicas a partir das quânticas, e até mesmo no entendimento do postulado do colapso da função de onda. Uma sugestão de artigo de introdução ao tema é este aqui: http://arxiv.org/abs/quant-ph/0306072
* **Informação Quântica aplicada a Matéria Condensada e vice-versa**.
* **Emaranhamento e Transições de Fase Quântica**. Transições de fase, como o aparecimento de uma magnetização quando abaixamos a temperatura de um magneto estão relacionadas com o aparecimento de um ordenamento no sistema: as partículas "vencem" as flutuações térmicas e se tornam altamente correlacionadas. Nos casos em que a transição ocorre a temperatura nula, as quânticas, tanto as flutuações como as correlações são de origem quânticas. Ao mesmo tempo, o emaranhamento é um tipo de correlação quântica e portanto esperarmos que esse seja importante nas transições de fase quânticas. Sugiro a introdução da minha tese de doutorado (http://webbif.ifi.unicamp.br/teses/apresentacao.php?filename=IF115) como uma primeira leitura. Para um compilação de resultados: http://journals.aps.org/rmp/abstract/10.1103/RevModPhys.80.517 http://journals.aps.org/rmp/abstract/10.1103/RevModPhys.82.277.
* **Emaranhamento Multipartite e relações de Monogamia**. A quantificação do emaranhamento entre duas partes (bipartite) ainda desafia uma solução geral. Contudo a situação envolvendo mais que duas partes é ainda pior impondo não só dificuldades técnicas como conceituais. Uma propriedade interessante e que vem sendo explorada recentemente e a monogamia do emaranhamento: o fato de que se A está maximamente emaranhada com B, então nenhum deles pode estar emaranhado com uma terceira parte C.
* **Aproximação de estados de muitas partículas (MPS e coisas do tipo...)**. A descrição de sistemas de muitas partículas em mecânica quântica é um problema complexo em muito devido ao fato de que o tamanho do espaço de Hilbert cresce exponencialmente com o número de partículas. Ou seja, o espaço de Hilbert é muito grande! Por outro lado, interações que ocorrem na natureza são locais e estados fundamentais que surgem destas não devem estar distribuídos uniformemente no espaço de Hilbert. Portanto seria desejável ter uma descrição de estados que são gerados de um modo local. Recentemente a comunidade de Informação Quântica redescobriu um família de estados com essas características. Esta redescoberta tem chamado a atenção não só da comunidade de Inf. Quântica, mas também dos físicos de matéria condensada. Esse é um bpm review do assunto: http://arxiv.org/abs/1008.3477
==== Projetos ====
Ideias para projetos de IC e monografia de final de curso. Para saber mais sobre os projetos é só me enviar um email ou passar na minha sala (504 da torre nova)
* Estudar a questão da seta do tempo em especial os artigos do Maccone e do Leonard Mlodinow. Ver tb http://arxiv.org/pdf/1407.3384v1.pdf
* Estudar o metodo do Mazur e aplicar o Concep Inventory Test nos alunos de fisica 1 da UFF. Também gostaria de estudar a relação entre solução de problemas e entendimento dos conceitos nos alunos de física básica da UFF.
* Estudar as diferentes definições de entropia na Física Estatística e as implicações para temperaturas negativas. Houve uma recente controvérsia sobre o assunto. Veja http://arxiv.org/abs/1403.4299 e referências
* Estudar o conceito de força fictícia na mecânica Newtoniana
* Estudar teorema ergódico do Von Neumann
* Estudar a termalização de sistemas quânticos fechados. Uma possibilidade é fazer simulações numéricas de cadeias de spins usando diagonalização exata com o intuito de entender melhor o processo de termalização de sistemas quânticos fechados.
* Estudar transições de fase principalmente a teoria de Landau cuja justificação é sempre pouco clara
* Também tenho interesse em estudar detalhes de diversos problemas de Física básica.
====== Estudantes ======
* [[Estudantes]]
====== Formação ======
* Licenciatura em Física, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, 01/1998 - 12/2001
* Bacharelado em Física, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, 01/1998 - 06/2002
* [[Mestrado]] em Física, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, 07/2002 - 07/2004
* [[Doutorado]] em Física, Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, 07/2004 - 07/2008
* Pós-Doutorado
* Universidade Estadual de Campinas-Unicamp, 08/2008 - 12/2008
* University of Southern California, 01/2009 - 02/2010
====== Publicações ======
Aqui você encontra uma lista das minhas publicações na ordem em que os trabalhos foram
produzidos e com um breve descrição de suas "origens" [[Publicações]]
Meu CV Lattes http://lattes.cnpq.br/1571839544168040
Meu perfil do gogole scholar, que em geral é mais atualizado
http://scholar.google.com/citations?user=66jMXtwAAAAJ
====== Ensino ======
Tenho um material completo para um curso de Física I usando Peer Instruction
(feito em conjunto com o prof. Marcos Verissimo do ICEx-UFF, Volta Redonda)
O material pode ser vizualizado aqui https://drive.google.com/drive/folders/0B4UFmOBL4GFTZVB0NUxfT1Z2UFU?usp=sharing
Também tenho o material completo para o curso de Física III (Fluidos, Termo
e Ondas) (feito em conjunto com prof. Daniel Jonathan do IF-UFF).
Posso disponibilizar o material com as aulas em ppt para profs. interessados.
Só me enviar um email
* Atualmente estou lecionando:
* Semestre anteriores:
* [[Física Estatística - Pós-Graduação]]
* [[Física 1 com Metodo Interativo]]
* [[Física Estatística]]
* Notas de aula deFísica Estatística:https://drive.google.com/file/d/0B4UFmOBL4GFTeXdEVURvcUZSVk0/view?usp=sharing
* [[Física I]] (Mecânica)
* Física II (Termo, Fluidos e Ondas) [[http://cursos_old.if.uff.br/fisica3-0112/]] [[Links Fisica III|Links para Física III]]
* Laboratório de Física 1
*Site com muita informação e recursos para o ensino de física: http://www.compadre.org/
Tenho certo interesse em novos métodos de ensino, que propõem uma maior
interação e discussão entre o professor e alunos; algo mais socrático
http://mazur.harvard.edu/research/detailspage.php?ed=1&rowid=8
{{:mazur_244958.pdf|}}
http://www.sciencemag.org/content/323/5910/50
http://www.amazon.com/Five-Easy-Lessons-Strategies-Successful/dp/0805387021/ref=sr_1_9?s=books&ie=UTF8&qid=1319245293&sr=1-9
Uma palestra do Prof. Mazur explicando o método: https://www.youtube.com/watch?v=WwslBPj8GgI (Note que há uma versão de 18 min http://youtu.be/rvw68sLlfF8
Site com informações sobre pesquisas sobre ensino feita por físicos: http://perusersguide.org/
Também vale a pena olhar http://www.compadre.org/
Esse curso sobre como ensinar ciências em nível superior é muito interessante. Na verdade,
deveria ser obrigatório a todo professor de ciências!
http://ocw.mit.edu/courses/chemistry/5-95j-teaching-college-level-science-and-engineering-spring-2009/index.htm
Como estudar: http://www.cse.buffalo.edu/~rapaport/howtostudy.html
http://porvir.org/estudantes-pensam-que-aula-expositiva-e-a-melhor-metodologia-mas-cientistas-discordam/
====== Etc... ======
[[Notas]]
====== Links ======
[[Clique aqui]]
====== Contato ======
Endereço: Instituto de Física - UFF \\
Campus da Praia Vermelha \\
Av. Gal. Milton Tavares de Souza s/nº. \\
Gragoatá, Niterói, 24210-340, RJ. \\
e-mail: troliveira [at] id.uff.br \\
Sala: 504, Torre nova do prédio da Física \\
Tel: (21) 2629-5850
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Ps. Não sei se é verdade, mas a seguinte frase é atribúida a Feynmann "Physics is to mathematics like sex is to masturbation.” ― Richard P. Feynman
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