O objetivo deste curso é estudar, investigar e entender o movimento dos corpos. Grande parte do conteúdo já foi visto por vocês no colégio: conceitos de velocidade e aceleração, Leis de Newton, Energia e Trabalho, etc. Esses tópicos serão aprofundados tanto conceitualmente como matematicamente (usando derivadas e integrais). Porém outros assuntos, como o estudo do movimento de objetos sólidos onde consideramos sua extensão serão novidade e de maior dificuldade :(
Portanto a idéia é entender o mundo ao nosso redor. Outros objetivos são: desenvolver habilidades para resolver problemas, pensar logicamente, e aplicar conceitos de física para situações encontradas na engenharia.
O objetivo NÃO é decorar um monte de formulas!!!
Tentarei convencer vocês que Física pode (e deve) ser divertida. Algumas coisas que parecem “mágicas” que saberemos explicar:
Vou tentar fujir o máximo possível das tradicionais aulas expositivas. Durante as aulas iremos (eu e VOCÊS) discutir as idéias apresentadas no livro. Para que isso funcione é
ESSENCIAL QUE VOCÊS LEIAM O LIVRO ANTES DA AULA
/* Para incentivar isso haverão pequenos e simples testes de leitura no início de algumas aulas que irão valer nota. O objetivo desses testes é somente verificar se você leu o livro! A média desses testes de leitura irá valer 10% das sua nota final. Ou seja você pode ganhar até 1 ponto somente lendo o livro! */
Como parte da avaliação cada capítulo terá uma lista de exercícios que deverá ser entregue em data determinada NO INÍCIO DA AULA!!!
Além disso haverão três provas e uma verificação suplementar (VS).
A nota final (NF) será composta pela média das provas (90%) e a média das lista (10%). Note que se você tirar 6.7 em todas as provas e não fizer nenhuma lista você irá ficar de VS. Por outro lado se você tirar 5.5 em todas as provas, mas ficar com 10 nas listas você é aprovado sem VS
O critério de aprovação será
O livro texto base é o Física 1, Resnick, Halliday e Krane. A lista de exercícios está baseada na 4 edição; E A PROVA NELA!!!
Existem centenas de outros livros nesse assunto. A busca e leitura de outros livros e louvável. Mas, procurem primeiro seguir o Halliday, especialmente para as leituras antes da aula. Após isso, os livros que conheço e que podem valer a pena para leitura complementar são:
Existe um outro livro que parece bem didático e leva em conta pesquisas em ensino de Física.
Além dos monitores darei uma aulas de exercícios. Elas ocorreram em dois horários todas as sextas-feiras. Das 14 as 16 na sala 401
Os monitores ficarão no terceiro andar numa sala em frente ao bebedouro
Quem comparecer a monitoria e não encontrar o monitor deve me avisar imediatamente
Monitor | Segunda | Terça | Quarta | Quinta | Sexta |
---|---|---|---|---|---|
Jean | 17-19h | ||||
Carlos | 11-13h e 17-19h | ||||
Bruno | 11-13h | 11-13h | |||
Rodrigo | 16-18h | 12-13:45h |
Horários da monitoria de sábado
Dia 12 de novembro - 08:00 as 14:00
Dia 19 de novembro - 14:00 as 19:00
Dia 26 de novembro - 08:00 as 14:00
Dia 03 de dezembro - 14:00 as 19:00
Dia 10 de dezembro - 08:00 as 14:00
As listas devem ser entregues LEGÍVEIS, ORGANIZADAS, COM NOME, TURMA e GRAMPEADAS!!!
Caso a matéria do Cap. não tenha sido dada até o final, entregar somente os exercícios referente a matéria dada em sala. O resto fica para ser entregue na lista seguinte!
do cap. 16 do segundo volume do Física (Halliday, 4 ed.)
Programação das aulas com a indicação da data de entrega das listas, provas, feriados, etc…calendario.pdf
Aqui você encontra informações extras sobre as aulas, tais como vídeos, simulações
e textos complementares: