User Tools

Site Tools


notas

Differences

This shows you the differences between two versions of the page.

Link to this comparison view

notas [2014/03/18 16:49]
127.0.0.1 external edit
notas [2014/09/04 10:03] (current)
tro [Projetos]
Line 1: Line 1:
 +
 No momento estou colocando links que me interessam. Assim que tiver No momento estou colocando links que me interessam. Assim que tiver
 tempo pretendo organizar isso... tempo pretendo organizar isso...
  
 http://​www.jornaldaciencia.org.br/​Detalhe.jsp?​id=70812 http://​www.jornaldaciencia.org.br/​Detalhe.jsp?​id=70812
 +
 +
 +====== Projetos ======
 +
 +  * Estudar a questão da seta do tempo em especial os artigos do Maccone e do Leonard Mlodinow. Ver tb http://​arxiv.org/​pdf/​1407.3384v1.pdf
 +
 +  * Estudar o metodo do Mazur e aplicar o Concep Inventory Test nos alunos de fisica 1 da UFF
 +
 +  * Estudar as diferentes definições de entropia na Física Estatística e as implicações para temperaturas negativas. Houve uma recente controvérsia sobre o assunto. Veja http://​arxiv.org/​abs/​1403.4299 e referências
 +
 +   * Estudar o conceito de força fictícia na mecânica Newtoniana
 +
 +   * Estudar teorema ergódico do Von Neumann
 +====== Universidade ======
 +
 +  * LDB e 8 hrs: menos horas em sala maior tempo para preparar a aula
  
 ====== QFT ====== ====== QFT ======
Line 82: Line 99:
    
   * http://​www.scientificamerican.com/​article.cfm?​id=limits-on-human-comprehension&​page=2   * http://​www.scientificamerican.com/​article.cfm?​id=limits-on-human-comprehension&​page=2
 +
 +
 +====== Politica ======
 +
 +   * Uma discussão que sempre tenho é sobre a extensão na universidade. A própria constituição estabelece o tripe pesquisa-ensino-extensão como missão da universidade. A pergunta que sempre me faço é se deve existir um prof. Dr. dedicação exclusiva que se dedique somente a extensão. Acredito que não; não é deste modo que a universidade deva cumprir o seu papel na extensão. E de fato qual é esse papel não é tão claro como os outros dois. Acho que no proprio artigo distingui a produção intelectual (entendo isso como produção de conhecimento) como a missão.
 +
 +Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:
 +
 +I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;
 +
 +II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;
 +
 +III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.
 + 
 +Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber.
 +
 + 
notas.1395172143.txt.gz · Last modified: 2014/06/12 10:47 (external edit)