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notas

No momento estou colocando links que me interessam. Assim que tiver tempo pretendo organizar isso…

http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=70812

Projetos

  • Estudar o metodo do Mazur e aplicar o Concep Inventory Test nos alunos de fisica 1 da UFF
  • Estudar as diferentes definições de entropia na Física Estatística e as implicações para temperaturas negativas. Houve uma recente controvérsia sobre o assunto. Veja http://arxiv.org/abs/1403.4299 e referências
  • Estudar o conceito de força fictícia na mecânica Newtoniana
  • Estudar teorema ergódico do Von Neumann

Universidade

  • LDB e 8 hrs: menos horas em sala maior tempo para preparar a aula

QFT

Massa

  • Relação entre massa e energia. Um dos principais mecanismos do aumento da massa de um elétron acelerado pode ser a força de “back-reaction” devido ao seu próprio campo eletromagnético (que o freia a assim aumenta sua massa). O mecanismo é similar a auto indução : http://dx.doi.org/10.1119/1.4807754

Entanglement Witness

The idea here is to find a observable which can tell when a state is entangled. Most of the works are based on the fact that for separable states

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\langle S_i . S_j \rangle_{sep} = \langle S_i \rangle . \langle S_j \rangle \leq \langle S_i \rangle \langle S_j \rangle \le s

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The first inequality comes from the fact that \langle S_i \rangle behaves like a vector and the Cauchy-Schwarz inequality. The second inequality comes from the fact that the eigenvalues of

Coisas estranhas do mundo Quântico

MPS and Tensors States

Topological Phase/Order

  • Appeared first in an attempt to explain High Tc superconductors with spins liquids, which can not be described by the Landau symmetry breaking theory.
    • Chiral spin state: breaks time reversal and parity symmetry, but not spins rotation
    • But different states have the same symmetry! New kind of order which is beyond symmetry description → Topologial order
  • New Kind of order that can not be described by the usual LGW symmetry-breaking model
  • Quasi-particles are anyons (wave function is multiplied by e^i\theta when particles are swapped anticlockwise or e^-i\theta if clockwise. In 3-D theta can only be 0 (bosons) or Pi(fermions).)
  • But High Tc do not break time reversal and parity symmetries. Not described by the chiral states. (symmetric spins liquids were introduced to explain High Tc, some are gapless and not described by topological order, which by construction only describes gapped quantum states)
    • Others Examples: Quantum Hall Systems, Kitaev Toric Code
  • If there is no local order parameter. How to sign the transition? New universal properties beyond local parameters and long range order
    • Ground state degeneracy. It depends on the topology and therefore have information about global properties (the topology), even tough the local operators are short-ranged. There is a hidden long range correlation!
    • non-Abelian Berry's phase of degenerated ground states and edge excitation
    • Topolocial Entanglement Entropy
    • Fidelity can sign the transition: D. F. Abasto, A. Hamma, and P. Zanardi, Phys. Rev. A 78, 010301(R) (2008).
    • Local fidelity? E. Eriksson and H. Johannesson, Phys. Rev. A 79, 060301(R) (2009).
    • How about the Discord (and the mutual informationa)?: Yi-Xin Chen and Sheng-Wen Li, Phys. Rev. A 81, 032120 (2010)

Limites da Ciência

Politica

  • Uma discussão que sempre tenho é sobre a extensão na universidade. A própria constituição estabelece o tripe pesquisa-ensino-extensão como missão da universidade. A pergunta que sempre me faço é se deve existir um prof. Dr. dedicação exclusiva que se dedique somente a extensão. Acredito que não; não é deste modo que a universidade deva cumprir o seu papel na extensão. E de fato qual é esse papel não é tão claro como os outros dois. Acho que no proprio artigo distingui a produção intelectual (entendo isso como produção de conhecimento) como a missão.

Art. 52. As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano, que se caracterizam por:

I - produção intelectual institucionalizada mediante o estudo sistemático dos temas e problemas mais relevantes, tanto do ponto de vista científico e cultural, quanto regional e nacional;

II - um terço do corpo docente, pelo menos, com titulação acadêmica de mestrado ou doutorado;

III - um terço do corpo docente em regime de tempo integral.

Parágrafo único. É facultada a criação de universidades especializadas por campo do saber.

notas.txt · Last modified: 2014/09/04 10:03 by tro