Linux no Samsung SF310, HDMI e Optimus NVidia

Em se tratando de material de informática, não dá para ficar uma semana desatualizado, principalmente se você usa Linux. Fui escolher um notebook para o projeto que estou desenvolvendo em uma escola no interior do estado. Vi uma boa promoção na Microsafe que considero uma loja de confiança, tendo comprado lá um monte de vezes, sem problemas. Escolhi um Samsung SF310. É muito bonito, leve (2kg), parecia ideal para o que eu precisava. Especificações:

• 13.3” LED HD (1366 x 768) Gloss display: muito bom mesmo!
  • nVIDIA GeForce 310M 512 MB gDDR3 (External Graphics) com saída HDMI
  • 320 GB (5400 rpm S-ATA) Hard Drive (HDD)
  • Intel® Core™ i3 Processor 460M
  • 4GB (DDR3 / on BD 2GB + 2GB) System Memory
  • Bluetooth 3.0

Quais os problemas, então ? O tal do External Graphics é na verdade a nova linha Optimus da Nvidia, que integra o processador de vídeo Intel com uma NVidia 310M, no meu caso. Não é uma placa independente apesar de parecer isto nas especificações do site da Samsung. Para economizar bateria (a ideia é boa mas, para variar, a NVidia não parece interessada no suporte ao Linux), usa-se o Intel (muito mais econômico) e o que for 3D é processado pela NVidia. O Mac OSX já tem isto e é uma m, IMHO : até o Dock usa recursos 3D e você acaba comendo bateria sem precisar. Se fizer a instalação do Ubuntu 12.04, você fica sem os recursos 3D (o google-earth não roda) e sem a saída HDMI. Por sorte o pessoal do SL já está desenvolvendo o driver dentro do projeto Bumblebee.

Para usar basta instalar os pacotes para Ubuntu, Debian, Gentoo e Arch Linux, ou usar a partir dos fontes. Eu usei o PPA:

sudo add-apt-repository ppa:bumblebee/stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install bumblebee bumblebee-nvidia
Depois disto, preferi rebootar já que envolvia um módulo.

Para testar, rode

glxspheres
optirum glxspheres
Você vai notar a diferença no framerate (pulou de 23 para 102). Toda vez que quiser chamar algo acelerado, tem que rodar com o optirun na frente.

Para usar a saída HDMI, fiz o seguinte:

1. liguei o cabo HDMI da TV na saída lateral
  2. rodei
      optirun gnome-control-center
  3. Fui em Monitores e escolhi Detectar Monitores. Logo a TV apareceu e cliquei Aplicar
  4. Não pude selecionar a opção de a mesma imagem em ambos, o que faz sentido já que são processadores diferentes. Aí é só rolar o mouse para o lado e rodar o que quiser na tela HDMI, com aceleração ou não.

Outra chatice deste note é o clickpad: os botões não são separados do touchpad mas apenas uma área a parte. Eu rodei

synclient "Clickpad"="1"
e pude selecionar os dois dedos para rolagem. Selecionei o tap com dois dedos para o botão direito e três dedos para o botão do meio (por default, os cantos direito superior e inferior também funcionam como estes botões). De resto, tudo funcionou de primeira, o que faz posts de instalação no Linux cada vez mais raros.

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:linux-hdmi-e-optimus-nvidia
blog/entradas/linux-hdmi-e-optimus-nvidia.txt · Última modificação: 10/May/2012 11:05 por tjpp