Mudanças para 2011: Migração para o Sul

migration.jpg

2011 será um ano de mudanças radicais, para mim. Sim, é sério, não é papo de final de ano. A partir do ano que vem estarei cedido ao Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal Fluminense, em Volta Redonda, na região do Sul Fluminense. Eu entrei na Física da UFF, como aluno em 1980. São mais 30 anos, sendo que fiquei dois anos fora, em Boston, para o pós-doutorado. Quando eu entrei, o curso de Física da UFF não tinha, nem de perto, a projeção que tem hoje. Agora é 6 na CAPES (nota máxima 7), 5 no Enade, 5 estrelas Quatro Rodas, etc. Como disse um amigo meu, anos atrás: “Agora que ficou bom, é que vou sair ???”

Eu, confesso, estou orgulhoso de mim mesmo por fazer esta mudança depois de tanto tempo. Vou para um Instituto que passou a existir fisicamente este ano. A segunda turma do curso de Física Computacional só entra em 2011. Ainda não temos pós-graduação. E então ? Pois é, estamos em uma situação que lembra a Física de Niterói há 25 anos atrás. Eu já passei por isto e, pasmem, gostei. Além disto, tenho algumas razões a mais: fui criado no Sul Fluminense e tenho ainda parentes e amigos por lá. Faço parte e ajudei a montar o grupo de Software Livre do Sul Fluminense e as primeiros eventos de Software Livre por lá. Alguns professores do ICEx são ex-alunos e meus amigos. O Maracanã vai estar fechado e o Mengão deve jogar no Estádio da Cidadania. A Mistura Clássica é ótima.

Outro ponto importantíssimo é que a situação de Ciência e Tecnologia no país é muito melhor hoje. Temos muito mais apoio hoje que há 20 anos. Devo me mudar em janeiro ou fevereiro, mas olha o que já temos por lá:

1. Realização da II Escola e Conferência em Modelagem Computacional, com mais de 100 participantes, sendo vários de estados diferentes, com apoio da FAPERJ, CNPq e INCT.
  2. Projeto “Apoio às atividades de pesquisa em física computacional do ICEx/UFF” aprovado na FAPERJ para montar o laboratório multiusuário de Computação Científica do ICEx (R$ 60 mil).
  3. Projeto “Fábrica de ciência: a casa da descoberta vai ao Sul Fluminense” aprovado na FAPERJ para montar um laboratório de Ciências para uma escola pública em Passa Três e montar um museu interativo para a população, nos moldes da Casa da Descoberta da UFF.
  4. Duas bolsas de pós-doutorado (um bolsista já está atuando no ICEx).

Assim, tenho bastante coisa para fazer quando me mudar (e nem contei os projetos científicos e de software livre). Ah, atualizar o blog mais frequentemente também…

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:mudancas-para-2011
blog/entradas/mudancas-para-2011.txt · Última modificação: 17/Dec/2010 12:11 por tjpp