Debian 1.0: eu tenho a distribuição que nunca existiu

De A Brief History of Debian - Debian Releases :

A Debian 1.0 nunca foi lançada: Acidentalmente, Infomagic, uma empresa vendedora de CD, lançou a versão em desenvolvimento do Debian e a chamou de 1.0. Em 11 de Dezembro de 1995, Debian e Infomagic juntamente anunciaram que este lançamento foi indevido. Bruce Perens explicou que os dados colocados no conjunto de 5 CDs, “Fonte para Desenvolvedores Linux”, de novembro de 1995, com “Debian 1.0” não era a versão 1.0 do Debian, mas uma versão em desenvolvimento que estava parcialmente no formato ELF, que provavelmente não iniciaria ou seria executada corretamente, e não apresentaria a qualidade de uma versão Debian. Para evitar confusões entre o CD prematuro e a atual versão do Debian, o projeto Debian renomeou sua próxima versão para “Debian 1.1”. A Debian 1.0 prematura, incluída no CD, é desaprovada e não deveria ser usada.

Arrumando o meu gabinete, eu vi que eu tenho esta raridade! Em 1995, era praticamente impossível baixar uma imagem de CD e nem gravador de CD, eu tinha! A minha primeira instalação de Linux foi usando 70 disquetes do Slackware. Eu então resolvi assinar o serviço da InfoMagic (que não existe mais) e recebi pelo correio 5 CDs que continham: Slackware, Red Hat, Debian e os repositórios do kernel, XFree, Sunsite (o máximo da época), tsx-11, GNU, e mais toda a documentação (howtos, installation guides, etc.). A capa é assim (escaneei com a embalagem):

A contracapa, mostrando como muita coisa cabia em 5 CD's

Nesta época eu usava Slackware, indicada para iniciantes pois instalava direto do CD. Na época eu usava o LOADLIN, para bootar o Linux de dentro do DOS. O projeto estava parado e eu li no Linux Journal que o desenvolvimento voltou. O conjunto de CDs ainda vinha com um browser para Windows para poder ler a documentação em HTML. Finalmente o CD do Debian, com os fontes do kernel:

Nesta época a gente encontrava os outros usuários Linux pelo Linux Counter, onde eu sou o 50500 e Niterói tem apenas 90 usuários Linux.

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:debian-1.0-eu-tenho-a-distribuicao-que-nunca-existiu
blog/entradas/debian-1.0-eu-tenho-a-distribuicao-que-nunca-existiu.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0