Numa tentativa desesperada de salvar minha pele, vou fazer um post longo para colocar o post sobre as mulheres mais abaixo. Recentemente realizei um sonho antigo de consumo: ter um notebook com facilidades de transporte. O LG R400 é simpático, tudo funciona no Linux, a duração da bateria é de mais de três horas, mas não é um EeePC. O fato que eu também não queria um Eee pois é excessivamente portátil :) Escolhi um Sony Vaio TZ190N, que vem com o HD SSD de 32 Gb. Antes eu chequei quanto tinha no LG e, como sempre, estava mais cheio do que precisava em um portátil: 16Gb mas com muito lixo! Daí concluí que 32 Gb dá e sobra e ganho em velocidade; dizem que aumenta a duração da bateria mas não deve ser muito já que o gerenciamento de HDs já é bastante eficiente. Ele já funcionou mais de 48 horas aqui comigo, mas está na lista de espera do recall da Sony por aquecimento no cabo de alimentação. Acho que fui premiado com um imune!
Eu não quero fazer um post longo, vou me ater apenas às dificuldades de instalação do Debian Lenny. No fórum do Ubuntu tem uma excelente thread sobre os problemas de instalação Sony Vaio TZ Series: Quest for 100% Compatibility. Infelizmente a thread se iniciou antes de 21 de abril de 2008, e o fórum comete a imbecilidade de fechar as threads depois de junho. Quem quiser que abra outra em outro fórum. Claro que a thread não continuou e o suporte ficou espalhado pelo fórum. Fechar pela data da abertura do post é muito Microsoft pro meu gosto. Segundo os depoimentos, na última versão do Ubuntu, não funcionam Suspend, Hibernate, Leitor de impressões digitais e o leitor de cartão SD. No meu Debian Lenny, apenas o leitor de cartão não funciona. Ms se vocês acham que foi fácil, estão muiiiiiiiiito enganados: só um maluco por Linux teria todo o trabalho que tive. Este cartoon do fantástico Adão Iturrusgarai (nomedifícilbagarai) resume o meu estado de espírito :
Então este humilde e frustado que não é dono de fábrica de amortecedores, passa a relatar o que foi preciso para tudo funcionar. A instalação padrão do instalador do Lenny beta 2.
Após a instalação a placa de vídeo já havia sido reconhecida e estava na instalação com a resolução ideal 1366×768.
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Mobile 945GM/GMS
Para a rede sem fio, adicionei a seção non-free e instalei o pacote firmware-iwlwifi.
03:00.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 4965 AG or AGN
Aparece o applet na barra do Gnome. Como não tenho nada de Bluetooth, não pude confirmar
Bus 005 Device 011: ID 044e:300d Alps Electric Co., Ltd Bluetooth Controller (ALPS/UGPZ6)
Funcionou sem problemas, apesar dos relatos contrários do Hardy. Os speakers ficam mudos quando plugo o headphone. Microfone também funciona, testado no Skype.
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 82801G (ICH7 Family) High Definition Audio Controller (rev 02)
As teclas de função de volume, brilho da tela, inclusive as que ficam de fora do teclado funcionam. A Eject não funciona.
O Suspend e o Hibernate funcionam de cara (kernel 2.6.24). O problema (que acho que deva ser o mesmo do Hardy) é que com a atualização do kernel deixam de funcionar. Com o kernel 2.6.26 também não consegui fazer funcionar a câmera MotionEye. Primeiro grande problema: baixei o fonte do kernel 2.6.24.7 do kernel.org e rodei o make-kpkg para criar os pacotes binários e headers do kernel. Criei os pacotes e salvei-os no pen-drive, no envento improvável de uma reinstalação.
Eu uso o powertop e consegui até agora 6 horas de bateria, embora o tempo médio seja +- 5 horas. Os sensores de temperatura e frequência funcionam bem.
Funciona no Skype e no Xawtv, de primeira, com o driver do mediati.org, disponível em http://wiki.mediati.org/R5u870. Importante: adicione a linha
blacklist uvcvideoem /etc/modprobe.d/blacklist – de quebra adicione
blacklist intel_rng
, que não tem nada a ver com a câmera, mas dá um warning na inicialização.
O Cheese não funciona pois identifica erradamente a câmera. Crie o arquivo /usr/share/hal/fdi/information/20thirdparty/10-r5u870-webcam.fdi com o seguinte conteúdo
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <deviceinfo version="0.2"> <device> <match key="info.subsystem" string="usb"> <match key="usb.interface.class" int="0x0e"> <match key="usb.interface.subclass" int="0x02"> <match key="usb.interface.protocol" int="0x00"> <merge key="info.category" type="string">video4linux</merge> <append key="info.capabilities" type="strlist">video4linux</append> <merge key="linux.subsystem" type="string">video4linux</merge> <merge key="video4linux.device" type="string">/dev/video0</merge> <merge key="video4linux.version" type="string">2</merge> </match> </match> </match> </match> </device> </deviceinfo>Vale o esforço, o Cheese é divertido.
Só instalei isto para evitar comentários do tipo “no outro sistema, funciona”. Nos vinte e oito minutos em que rodei o Vista, foi o que me chamou atenção: parecia útil mas erra muito no reconhecimento. Trabalheira demais e erra também no linux, principalmente no xscreensaver. Estranhamente, na linha de comando (com login e sudo, por exemplo), funciona melhor. Primeiramente, agradecimentos ao pessoal da System76, que escreveram o howto, que segui fielmente em http://knowledge76.com/index.php/Fingerprint_Reader_Installation. Eu cadastrei todos os dedos e depois apenas o indicador. O que verifiquei é que depende muito da velocidade com que foi escaneado. No Vista, a opção era de três tentativas para armazenar. No fprint, basta uma.
A minha contribuição para o gnome-screensaver funcionar: editei /etc/udev/rules.d/50-udev.rules
e alterei a linha para
SUBSYSTEM=="usb", ENV{DEVTYPE}=="usb_device", NAME="bus/usb/$env{BUSNUM}/$env{DEVNUM}", MODE="0664", GROUP="plugdev"adicionando o MODE e o GROUP para que possamos acessar o fingerprint reader. Como eu tinha cadastrado as impressões digitais com o sudo, eu não tinha permissão de ler o diretório .fprint. Aí fiz
sudo chown tjpp.plugdev -R .fprintFunciona, mas a taxa de sucesso é baixa: tenta uma vez com o dedo, depois só entrando a senha pelo teclado.
Em resumo, estou muito satisfeito com a máquina e com o Debian. Lamentavelmente o leitor de SD não funciona (é um Sony e aparece no lsusb, os outros tipos aparecem no lspci). Minha idéia era ter cartões SDHC, caso os 32Gb começassem a faltar. Por enquanto vou usando um pen-drive mesmo.
Qualquer dúvida ou necessidade de esclarecimentos, por favor, postem nos comentários. Ah, vocês querem uma foto dele ? Ok, para ajudar na comparação, vai uma com as minhas mais recentes aquisições: