E vem aí... o Portal do Professor

Acabei de voltar de Brasília, reforçando as estatísticas do aeroporto campeão mundial de atrasos. estou na equipe que deve lançar, ainda neste semestre, o Portal do Professor. Será uma área onde o professor vai encontrar vídeos, simulações (a nossa parte aqui na UFF ;-) ), sugestões de aulas práticas, textos, links, etc., enfim, tudo para enriquecer a aula. Vai ser um trabalho louco, principalmente na catalogação, e espero liberar um espaço na UFF para que os colegas possam testar o que estivermos traduzindo e desenvolvendo. Uma obrigatoriedade no material a ser disponibilizado é que seja multiplataforma (além de 72 outras como interatividade, motivação, etc.). O legal é que o professor vai ter um espaço para montar as suas aulas com o material disponível e até torná-las públicas, podendo alterar aulas já existentes, etc. No momento, estão sendo capacitados 20 mil professores (alfabetização digital) e este número deve chegar aos 250 mil nos próximos três anos (Sem contar o efeito multiplicador). A maior parte dos acessos, espera-se, será dos laboratórios que rodarão Debian (atualização: serão 130 mil laboratórios) e dos notebooks a serem adquiridos.

Uma preocupação que eu levantei na reunião, é que o pessoal – muito empolgado, por sinal – está esperando um feedback razoável dos professores (esta é a razão do portal). Uma aula preparada com estes recursos é muito mais motivante e efetiva, sem dúvida, porém exige mais tempo para a preparação. Temos que pensar em algum esquema para manter os professores motivados a usarem os recursos (concursos, etc.). A esperança é que a coisa comece devagar mas logo exploda, no bom sentido. Ao menos um professor, eu, está empolgado :-D

Postado por 18/Jan/2008 16:51 · Thadeu Penna

Discussão

Suzana GutierrezSuzana Gutierrez, 18/Jan/2008 17:10

Olá Thadeu!

Gostaria de dar uma sugestão na parte estrutural da página. Não sei como vocês pensam fazer, porém seria interessante que o conteúdo fosse distribuído por rss\atom de forma geral e com feeds específico por seção e tipo de conteúdo.

Uma forma de avaliação do conteúdo pelos usuários, que ficasse visível, também seria ótima.

abraços e sucesso

Suzana

Thadeu PennaThadeu Penna, 18/Jan/2008 17:16

Oi Suzana,

Teremos, no portal, outras ferramentas interativas como Chat, Fórum e Blogs. A idéia é que cada material também tivesse uma sessão de discussão como é comum nos blogs. Ainda não decidimos é como será a moderação: alguns apostam na moderação pública, outros acham que os posts devem ser moderados antes de serem publicados.

O portal terá uma seção que é o Jornal do Professor, onde as noticías principais ficarão disponíveis como feeds. Quanto ao material, está certo um sistema de alerta por emails, mas podemos solicitar por feeds também, é claro. Obrigado pelas sugestões !!

Eu não coloquei mas estamos trabalhando em um Banco Internacional de demonstrações (é a parte do Brasil em um acordo internacional). Inicialmente será em português e espanhol mas manteremos as versões originais dos materiais que disponibilizaremos no Banco.

Fátima francoFátima franco, 18/Jan/2008 20:05

Oi, Thadeu: achei a notícia excelente. E fiquei curiosa quanto à alfabetização digital do professor. Como está sendo feita? Convênios com estados e prefeituras? Como foram definidos e como serão definidas as participações nestes cursos?

E quanto aos computadores? Vc tem informação sobre os critérios para distribuição? Eu conheço escolas que já têm projetos aprovados pelo MEC , há quase 10 anos e estão esperando até hoje, os computadores chegarem. Desculpe a perguntação,mas fiquei curiosa, mesmo, por trabalhar com professores do ensino fundamental e médio.

Ah… foi bom vc aparecer de novo na lista, viu? Abs

Thadeu PennaThadeu Penna, 18/Jan/2008 20:25

Oi Fátima,

eu não sei muito pois esta não é a minha parte no projeto, mas sei que a meta é um professor alfabetizado em cada escola com pelo menos 20 alunos. São três níveis de especialização (completando as 360 horas). No momento, o Norte e Nordeste estão com professores já na fase II. Os dados mais precisos ficaram em casa (eu dou uma olhada quando voltar), mas foram passados pelo secretário de educação à distância, Carlos Bielschowsky.

Neste endereço é possível descobrir as escolas beneficiadas (tem que escolher qual o projeto, é trabalhoso, mas possível).

Eu mesmo não sabia que o Ministério tinha tantos projetos rolando :D

Sérgio F. LimaSérgio F. Lima, 19/Jan/2008 01:51

Opa Tadeu!

Todo esforço em capacitação permanente e, sobretudo, em iniciativas colaborativas são super bem vindas! Torço que seja centrado em padrões abertos e baseados na ionteligência coletiva, isto é, nada de moderação prévia…

Pode-se mesclar a folksonomia com critérios mais acadêmicos :-)

Sucesso ao portal…e mantenha-nos informados :-)

Wolney Honorio FilhoWolney Honorio Filho, 19/Jan/2008 13:39

Gostei da Idéia Tadeu. Mantenha-nos informado do lançamento para divulgarmos.

Abraço, Wolney

SintianSintian, 19/Jan/2008 18:41

Olá Tadeu Ouvi esta notícia quando estive em Brasília (isso foi em novembro), mas não pensei que estivesse tão avançada. Assim como a Fátima, tenho interesse na capacitação, pois trabalho na formação de professores das escolas públicas municipais e até agora não recebemos notícias - considerando que 75% dos nossos laboratórios de informática rodam em Linux e metade deles vieram do governo federal. Vou pesquisar mais infomações! Mas é bom saber que vc faz parte do projeto :) Abçs Sintian

Enter your comment (wiki syntax is allowed):
XKTVK

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:e-vem-ai...-o-portal-do-professor
blog/entradas/e-vem-ai...-o-portal-do-professor.txt · Última modificação: 07/Mar/2009 16:28 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0