Depois de anos usando AMD, desde o K6, eu atualizei o micro de casa e resolvi comprar a placa mãe Intel 946GZi e um Intel Core 2 Duo 4300. Não existe mais a grande diferença custo-benefício dos 64 bits, a favor da AMD. Instalei o Debian Etch a partir do DVD 1. Antes eu rodava o Ubuntu Edgy AMD64 (me recuso a instalar um SO de 32bits em uma máquina de 64!). O primeiro problema com o Etch é que a placa de vídeo Intel não é suportada no kernel default. A solução foi simples: adicionei o backports e atualizei para o 2.6.21. Rebootei e voilá! Depois baixei os fontes do usplash e usplash theme, do testing/unstable e recompilei na máquina (dual core rules!). Se alguém quiser, posso deixar os pacotes para amd64 aqui. Veja a foto:
Conclusão: Vista é feio, Ubuntu é feio, Debian é bonito
Discussão
Esses pacotes são os usplash pra amd64, isso? Mas já não vem junto?
Sim, o Etch tem um usplash, só que é uma versão mais antiga que precisa recompilar para mudar o tema. A versão do Lenny e Sid é mais esperta e o tema fica no user-space (embora o próprio pacote crie um novo initrd).
Instalei no Lenny mas, não consegui alterar o tema padrão. Como se faz pra alterar os temas desse Usplash?
Por exemplo, baixe os temas em http://www.gnome-look.org. Na hipótese remota de não gostar do DebianBlue :) configure o /etc/alternatives/usplash-artwork.so para apontar para o .so que você baixou. Aí é só rodar o dpkg-reconfigure usplash.