O sistema operacional que os físicos usam

us-nasa-columbia.jpg

O Eustáquio me enviou um email, motivado pelo boicote, perguntando qual o sistema operacional mais usado pelos físicos. Eu acho que a resposta não pode ser A ou B e vou tentar justificar em um post que não seja longo, já que os físicos não são todos iguais.

A gente pode classificar os físicos em três classes, segundo a forma de investigação: os teóricos, os experimentais e os que fazem simulações. Podemos dividir ainda por área: ótica (quântica e clássica), matéria condensada, nuclear, teóricos (de Teoria de Campos), particuleiros (de Física de Partículas), Ensino de Física, áreas interdisciplinares, etc. Tem classificação para tudo que é gosto. Assim, o grau de utilização e finalidade do uso do computador é bastante diverso na Física. Até o Richard_Stallman, do GNU , é físico. Além de fama de bons programadores, os físicos inventaram o laser, transistor, armazenamento em meios magnéticos, a Web foi inventada no CERN, etc.

Físicos que usam o computador mais intensamente, programam em C e FORTRAN, fundamentalmente. Hoje eu ouvi de um estudante de computação, um conselho que um professor havia passado a ele: “C é linguagem morta, aprenda Visual Basic e .Net”. Ridículo. Faça um programa para rodar em um cluster de 65536 processadores em Visual Basic e fique quatro meses em frente ao monitor observando a barrinha de progresso avançar… E não, físicos não costumam usar programação orientada por objetos: os programas são bonitos e lentos.

Assim, uma fração considerável de físicos usam sistemas operacionais que não podem ser inicializados a toda hora (os programas são demorados, apesar de extremamente eficientes). Se os programas são eficientes, porque demoram tanto? Porque uma mão cheia de uma substância tem moléculas, enquanto 1Gbbytes, ou seja, a simulação de um sistema de dimensões típicas exige bilhões e bilhões de vezes mais memória que um computador típico. Aí a gente tira leite de pedra desenvolvendo técnicas para extrair informações de sistemas pequenos.

Em resumo, precisamos de sistemas operacionais, compiladores e máquinas extremamente eficientes e confiáveis. Desta forma, Eustáquio, você errou o palpite…

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:o-sistema-operacional-que-os-fisicos-usam
blog/entradas/o-sistema-operacional-que-os-fisicos-usam.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0