Neste final de semana assumi o papel de homem da casa e partir para consertar algumas coisas, entre elas a fiação do telefone e do cabo de tv e internet. Aí que eu notei que minha fiel secretária eletrônica, com mais de 10 anos parecia com hepatite. Resolvi tentar o experimento Retrobright. Eu usei a seguinte fórmula: 1 vidro de 70 ml de água oxigenada 40 volumes, meia colher de chá de Vanish líquido (o pessoal usa o em pó) e uma colher de gel de glicerina para limpar plásticos de carro. Fora a água oxigenada, o resto eu tinha em casa, inclusive a luz negra eletrônica de 26W. Eu esqueci de tirar foto da secretária montada, mas depois de desmontada e lavada com detergente, ficou assim:
Eu misturei tudo e apliquei usando um pincel. Eu notei que o enbranquecimento foi mais rápido quando coloquei a lâmpada bem próxima, mas tomando cuidado de não aquecer as peças. De vez em quando dava umas pinceladas extras, pois o gel parecia secar, devido à glicerina. Deixei de 19:00 às 10:00, e o resultado final foi este:
Embora a máquina reflita o flash, podemos comparar com a parede branca ao lado (é quase o tom do mármore na primeira foto). Note que a tinta dos impressos também foi retirada parcialmente, e o botão azul também sujou o pincel.
Da próxima, vou tentar a mistura com maizena e Vanish em pó, que está neste link do Flickr. O cara ainda usou água oxigenada 10 volumes. No wiki original, a recomendação é qualquer coisa de 20 para cima.
Em resumo: funciona!!