Sobre o FLISOL 2008 em Piraí, RJ

No final de semana passada, fui ao FLISOL 2008 em Piraí . Piraí é reconhecida como pioneira em informatização, tendo sido premiada até pela ONU, pelos seus projetos. Infelizmente só pude aproveitar a parte da tarde – claro que cheguei a tempo de almoçar com o pessoal :-) O evento foi muito bem organizado, e com um público bastante variado, desde estudantes a professores (um bom número deles) e outros curiosos. Agradeço imensamente o convite feito pelo Leonardo Rosa, da prefeitura de Piraí e do Debian-RJ.

O evento foi particularmente emocionante pois foi no colégio que estudei há 25 anos atrás. Graças aos cursos que fiz lá (primeiro grau) é que decidi ser cientista. Curiosamente falei sobre a semelhança entre o modelo de desenvolvimento em Ciências e o modelo de desenvolvimento de Software Livre. Tentei convencê-los que ambos são processos adaptativos e evolutivos – daí porque eu acredito tanto em ambos. Outra semelhança interessante é que o papel embolado em uma impressora Xerox é o polegar opositor do software livre :-)

Caso interesse, disponibilizei o arquivo pdf com 2.6Mb da apresentação. Eu não costumo escrever muito nos slides, apenas as dicas para eu não me perder na apresentação. A apresentação foi feita no LaTeX, usando o pacote Beamer. Se acharem que a apresentação é mais bonita que tem conteúdo, peçam o arquivo tex :-)

Piraí, o prédio cinza grandão é o colégio CEAMTEC, onde foi realizado o FLISOL

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:sobre-o-flisol-2008-em-pirai-rj
blog/entradas/sobre-o-flisol-2008-em-pirai-rj.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0