Você se preocupa com o meio ambiente e tem um cachorro?

dog.jpg

O cachorro é um animal fascinante, somente se você acha que os humanos são muito superiores aos outros animais. Se você é mais humilde, poderá pensar que cachorros são animais que vivem na aba dos humanos, comendo a comida deles e interpretando suas reações. Seriam animais candidatos a dominação mundial, dada a capacidade de adaptação.

Pessoas com preocupações ecológicas também costumam amar os animais e, de quebra, amar cachorros. Uma reportagem da New Scientist promete uma polêmica da qual eu não irei participar, apenas difundir. Um cachorro causa mais danos ao meio ambiente que uma Toyota Land Cruiser, como esta:

toyota-land-cruiser.jpg

Um gato é mais “verde”: gasta quase tanto quanto um VW Golf, veja a comparação abaixo:

toyotaxdog.jpg

As conclusões não são minhas, mas de Robert e Brenda Vale, dois arquitetos da University of Wellington, Nova Zelândia. Quem quiser saber mais, leia o artigo da New Scientist ou o livro da dupla, com o sugestivo título de “Time to Eat the Dog: The real guide to sustainable living” (Hora de comer o cachorro: o guia real para a vida sustentável).

Outros dados interessantes: um peixinho dourado de aquário consome o mesmo que dois celulares. No Reino Unido, 7.7 milhões de gatos matam 188 milhões de animais selvagens, o que dá 25 animais selvagens por gato! Um artigo publicado no Biology Letters 3, 611 (2007), diz que em regiões de altas densidades de caninos, a diversidade de pássaros cai 35% e temos 41% menos pássaros. Em épocas de chuva, as fezes dos animais de estimação podem matar a vida aquática, devido ao alto grau de contaminação por bactérias. Na Califórnia, lontras marinhas estão morrendo de Toxoplasmose.

Os autores do estudo sugerem alguns animais de estimação ideais: coelhos e faisões. Na verdade, qualquer um que você possa comê-lo depois.

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:voce-se-preocupa-com-o-meio-ambiente-e-tem-um-cachorro
blog/entradas/voce-se-preocupa-com-o-meio-ambiente-e-tem-um-cachorro.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0