Blogs em cursos de Física

Está disponível no arXiv.org, o artigo Blogging in the physics classroom: A research-based approach to shaping students' attitudes towards physics, que mostra a experiência de dois professores ao introduzir um blog oficial em uma disciplina de física (Creighton University, California Plaza, USA). .

A leitura do blog era uma das tarefas da disciplina e valia pontos na média, caso os comentários fossem considerados relevantes pelos instrutores. O blog era atualizado algumas vezes na semana. O interessante é que o estudo foi motivado por um outro anterior (ref. 9 do artigo) que mostrava que as expectativas dos estudantes dos cursos de física eram piores depois que o estudante cursava a disciplina :-(

Com a utilização do blog (contendo principalmente aplicações da Física no “mundo real”), as expectativas foram significativamente melhoradas. Uma das principais fontes para o blog, foi o site "How Stuff Works", que permitiu a cópia integral de seu material no blog oficial.

É legal ver como técnicas modernas mas simples podem ser implementadas e mostrarem-se efetivas.

Discussão

Sérgio F. LimaSérgio F. Lima, 15/Aug/2007 03:22

E é uma metodologia razoavelmente fácil de implementar… no início requer um pouco mais de trabalho…mas depois deve ser mais facil que o métodos tradicionais!

Legal esta notícia!

Thadeu PennaThadeu Penna, 15/Aug/2007 10:41

Eu usei este período e outros estão usando também (veja http://cursos.if.uff.br). Eu ainda não achei o formato que considero ideal, mas vou fazer outras experiências neste semestre. A dificuldade é que o blog é linear no tempo e quando você dá o curso pela segunda vez fica, principalmente para o blogueiro, repetitivo. Você acaba tendo posts parecidos no blog…

blog/entradas/blogs-em-cursos-de-fisica.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0