Está disponível no arXiv.org, o artigo Blogging in the physics classroom: A research-based approach to shaping students' attitudes towards physics, que mostra a experiência de dois professores ao introduzir um blog oficial em uma disciplina de física (Creighton University, California Plaza, USA). .
A leitura do blog era uma das tarefas da disciplina e valia pontos na média, caso os comentários fossem considerados relevantes pelos instrutores. O blog era atualizado algumas vezes na semana. O interessante é que o estudo foi motivado por um outro anterior (ref. 9 do artigo) que mostrava que as expectativas dos estudantes dos cursos de física eram piores depois que o estudante cursava a disciplina
Com a utilização do blog (contendo principalmente aplicações da Física no “mundo real”), as expectativas foram significativamente melhoradas. Uma das principais fontes para o blog, foi o site "How Stuff Works", que permitiu a cópia integral de seu material no blog oficial.
É legal ver como técnicas modernas mas simples podem ser implementadas e mostrarem-se efetivas.
Discussão
E é uma metodologia razoavelmente fácil de implementar… no início requer um pouco mais de trabalho…mas depois deve ser mais facil que o métodos tradicionais!
Legal esta notícia!
Eu usei este período e outros estão usando também (veja http://cursos.if.uff.br). Eu ainda não achei o formato que considero ideal, mas vou fazer outras experiências neste semestre. A dificuldade é que o blog é linear no tempo e quando você dá o curso pela segunda vez fica, principalmente para o blogueiro, repetitivo. Você acaba tendo posts parecidos no blog…