Segunda-feira está próxima

Decidi que segunda volto à academia, para malhar. Nos últimos dez anos já tive todos os pesos entre 80 e 100kg pelo menos três vezes. Segunda é um dia péssimo para voltar às atividades físicas: caso você exagere, fica dolorido e acaba não voltando no final de semana. Ideal para iniciar ou voltar é quinta (ou sexta-feira). Em particular, eu acredito e prefiro o trabalho de força (pesos) que o trabalho aeróbico, repetitivo e sacal.

Motivado pelo post do Christiano Anderson sobre cerveja, coloco aqui algumas dicas, algumas delas tiradas de fontes científicas:

1. Dicas para escolher o azeite de oliva, que é rico em gorduras mono-insaturadas, que ajudam a baixar o colesterol, principalmente o LDL (o “ruim”). (Mayo Clinic)
  • O extra-virgem é mais rico em polifenóis, que são substâncias de poder anti-oxidante.
  • quanto mais fresco, melhor. Evitem aqueles com mais de um ano da produção
  • armazene em local escuro e fresco.
  • duas colheres de mesa diárias diminuem o risco de problemas no coração.
  1. Cerveja ou vinho ? Quem precisa perder peso, deveria se abster de álcool pois são calorias (e muitas) vazias. No entanto, alguns estudos (Mayo Clinic) mostram que alguma quantidade de álcool ajuda também no controle cardio-vascular. Um estudo realizado na Dinamarca, em 2000, mostrou que quem bebe vinho tinto tem metade da chance de sofrer algum problema do coração, do que quem não bebe. A quantidade depende do peso, mas duas taças de vinho diárias ou uma long neck é legal.
  2. Outros líquidos menos apreciados, água em especial: mínimo de dois litros e mais para quem pratica atividade física. Cafeína e álcool desidratam: logo nós viciados, precisamos aumentar o input. Eu controlo bebendo água na garrafa de 0.5 ml.
  3. este eu li na sexta e me surpreendeu : beber leite depois da sessão de musculação ajuda a queimar gordura! É uma substância milagrosa: aumenta a massa muscular e diminui a gordura (estes testes são feitos com indivíduos que não são treinados). Uma dúvida que fica no ar, é que o estudo foi patrocinado pelo US National Dairy Council.
  4. Moderate-fat Diet Is Kinder To Heart Than Low-fat Diet, Study Shows. Infelizmente não se refere ao torresmo, que acompanha muito bem a cerveja, mas as gorduras insaturadas. Eu complemento a ingestão diária de gorduras com óleo de semente de linhaça :-X

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog:entradas:fitness
blog/entradas/fitness.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)