Primeiro dia com o primeiro Palm

Recebi o Palm Z22 que ganhei na promoção do Efetividade.net, com o post Mapas Mentais e Relatórios de Produtividade neste blog. Este é o meu primeiro Palm ;-) e acho que vou ter outros…

Em primeiro lugar, agradeço ao Augusto Campos pela promoção e pelo carinho especial na embalagem. A caixa veio tão cheia de sacos de ar, que eu achei que tinha sido roubado nos Correios :) O Palm Z22 veio com um cabo USB, cabo de alimentação e um adesivo protetor da tela. Veio com um CD, que ainda nem coloquei no drive, pois tem coisas para Windows e Mac.

Nos próximos dias eu descrevo o que for conseguindo entender e aprender. Já consegui instalar pacotes novos: Idea Pad, que dá para fazer diagramas e mapas mentais :-P, EasyCalc uma calculadora científica, o FileZ que é um file manager legal, o PluckerUs e o CSpotRun para ler textos. Eu estou usando o JPilot, às vezes, para sincronizar, embora prefira a linha de comando com o pilot-link. O Palm Z22 funciona ao contrário dos outros, eu acho, já que tenho que selecionar a sincronização no Palm antes do Jpilot ou pilot-xfer (que pedem que seja feito na ordem inversa).

Uma das descobertas é que o Solitaire e o Carbs (eu já fiz dieta da proteína e funcionou) vieram escondidos. Com o FileZ, eu removi o atributo hidden e agora já posso jogar paciência. Não entendi porque veu o tal do AddIt, se o Z22 vem sem suporte à rede. Eu já consegui configurar a rede, usando uns tutoriais que encontrei. Tive que baixar o pacote do Palm TX e configurar o servidor PPPD no desktop. Eu instalei o pssh para fazer ssh, e o PalmFTPserver (este é uma mão na roda). Cheguei a instalar o Opera Mini Beta 4 (e o Java Virtual Machine) mas é muito instável (como o sistema como um todo, diga de passagem), não gostei da navegação e retirei os pacotes (para navegar, eu tenho que estar ligado a um desktop, então não faz muito sentido). Vou ver se tem um links (navegador modo texto).

Eu achei o Palm Z22 muito confortável e poderoso para um anotador e agenda. Não creio que vá ler livros nele mas artigos curtos, sim. Seria legal um leitor de feeds, ainda não encontrei um. Eu perdi quatro horas brigando com um artigo pdf, escrito usando o LaTeX: tentei converter para texto e html, mas perco as figuras e as fórmulas. Para html, aconteceu o mesmo. Convertendo para figuras, nem pensar. Como o Z22 não aceita cartão de memória, não é fácil copiar o pdf para dentro dele: só consegui instalando o ftp server e pelo FileZ adivinhei que a pasta interna se chama Builtin. Tentei o PalmPDF, mas deu erro de fontes, talvez funcione com pdf gerados a partir de outros editores. O Adobe Reader só tem arquivos instaladores para Windows e MacOS :-( Por enquanto o Plucker é o melhor programa leitor.

Em resumo, até agora brinquei bastante (não estou dando aulas já que estamos de férias) e vejo muito potencial como um organizador. Eu gostaria de dicas do que colocar no Palm e o que usar.

blog/entradas/primeiro-dia-com-o-primeiro-palm.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0