Blog do TJPP

Bem vindo … Welcome

Aqui você encontra posts sobre Física, Complexidade, Linux, Debian, etc., enfim tudo que poderia interessar a um físico computacional.

english.jpgHere you will find news and comments about Physics, Computers, Debian, GNU/Linux, and anything else that could be of interest to a computational physicist. If you think that something here could be of interest for you but you are not a Portuguese native reader, please comment in English and I will be happy in providing you a summary of what is written in english. If you prefer, e-mail me.


Auto-Ajuda para Desativação do Estresse na UFF

Está na página da UFF, a universidade pública com a qual tenho um vínculo empregatício, o anúncio de mais um curso de Auto-Ajuda para Desativação do Estresse, a ser ministrado pelo “professor” Fernando Gregorio da Silva, terapeuta holístico, corporal e reikiano. O curso é oferecido aos servidores e alunos da Universidade Federal Fluminense. Vejamos: eu procurei o referido professor, no Google, para saber porque o mesmo faria jus ao título, se era porque é um árbitro ou técnico de futebol. Curiosamente, a procura no Google só retorna este curso que ele oferece na UFF!

Fui procurar então o que seria um terapeuta reikiano. A primeira opção é a Wikipédia. A definição é “Reiki é uma terapia baseada na canalização da energia universal (rei) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural”. No mesmo artigo, provavelmente escrito por alguém reikiano, segue-se: ” Há diversos estudos que comprovam sua eficácia, sendo que muitos podem ser encontrados no site Pubmed.[carece de fontes][1][2]”. O primeiro artigo é - Lee, MS; MH Pittler, E Ernst (2008). “Effects of reiki in clinical practice: a systematic review of randomized clinical trials”. International Journal of Clinical Practice. Uma referência científica confere credibilidade, não é ? E se fôssemos procurar o que diz a citada referência. Temos acesso ao abstract (ou resumo):

  • Discussion:  In total, the trial data for any one condition are scarce and independent replications are not available for each condition. Most trials suffered from methodological flaws such as small sample size, inadequate study design and poor reporting.
  • Conclusion:  In conclusion, the evidence is insufficient to suggest that reiki is an effective treatment for any condition. Therefore the value of reiki remains unproven.

Ou seja o artigo não só não confirma a eficácia como sugere que estudos que tenham mostrado algum efeito, tem falhas metodológicas na análise.

O segundo artigo é um artigo de jornal, no The Sunday Times, onde o médicos cobram a retirada de circulação de material financiado com 900.000 libras, pelo Departamento de Saúde, sobre “tratamentos alternativos”, entre eles o Reiki, onde é explicitamente declarado:

  • Reiki: used for physical, mental and emotional conditions
    • There is no good evidence that Reiki is effective for any condition

A fundação que teria patrocinado o “estudo”, fechou este ano, sob suspeita de fraude.

Eu não sei se o referido terapeuta recebe alguma “compensação” da Universidade mas, em qualquer caso, pseudo-ciência em uma universidade pública, nem de graça. Eu espero que nenhum departamento acadêmico desta Universidade tenha manifestado qualquer tipo de apoio a esta iniciativa.

Simulações do tratamento antirretroviral em populações com estrutura de idades

No próximo 15 de julho, o Douglas Santos Rodrigues Ferreira vai defender sua monografia de Mestrado entitulada “Simulações do tratamento antirretroviral em populações com estrutura de idades”. Neste trabalho utilizamos um modelo computacional para populações com idades, para simular o efeito do tratamento antirretroviral nos indivíduos que desenvolveram AIDS. O modelo computacional foi implementado em redes aleatórias (para controle) e em redes que simulam as redes de contatos sexuais. As redes de contatos sexuais, como a ilustrada ao lado, mostram que não existe um número bem definido de parceiros por pessoa: algumas poucas pessoas tem um número grande de parceiros e a grande maioria tem apenas poucos parceiros por ano. Como a rede mostra, não adianta ser fiel se seu parceiro também não o é. Daí porque as simulações são importantes. Nossos resultados mostram que, para situações onde poucos têm acesso ao tratamento, chegamos ao resultado surpreendente, à primeira vista, que o número de infectados aumenta: como os agentes infectadores vivem mais, graças ao efeito do cocktail, há maior chance de contaminação de outros. Por outro lado, como vivem mais, a população é maior do que sem tratamento, indicando que o resultado aparece mesmo aplicado em poucos indivíduos, mas a qualidade melhora muito se uma maior fração tiver acesso (parece óbvio, mas note que disse que melhora muito).

Como um trabalho de mestrado, não tivemos tempo para explorar todas as possibilidades do modelo (as simulações levam dias no nosso cluster de i5 e i7s, porque as populações devem ser grandes para que possamos ter uma boa estatística e confiabilidade nos resultados). O que pretendemos fazer a seguir é verificar diversas estratégias de “vacinação”, isto é, de distribuição do cocktail (admitindo que não há suficiente para todos).

A defesa será no dia 15 de julho, às 14:00, na sala 201 (Auditório) do Instituto de Física da UFF. A defesa é pública e sintam-se convidados.

14/Jul/2010 00:06 · tjpp · 0 Linkbacks

A história da Cerveja

A dica saiu na lista do Inkscape, e o infográfico é bonito e educativo. Dá até vontade de alterar o layout do site…

13/Jul/2010 10:46 · tjpp · 1 Linkback

Elano volta ao time, mas Felipe Melo preocupa a seleção nas oitavas

… pode ser que ele seja escalado :-(

Manchete do Globo esporte.

26/Jun/2010 13:32 · tjpp · 1 Linkback

O melhor calendário da Copa

Custei a comentar algo sobre a Copa. Tenho um post da Jabulani preparado mas só vou colocar depois que nossos experts comentaristas chegarem a uma conclusão. Também estou chocado com a repercussão dos xingamentos do Dunga. A Globo é sacana, o Galvão é chato p/kct, mas daí a defender o mais aloprado dos sete anões, é difícil. O cara contaminou o Kaká, mas não é surpresa pois este já mostrou, em inúmeras ocasiões extra-campo, como é facilmente influenciável. Vou falar de coisas boas, talvez a melhor desde a desclassificação da França. Um calendário interativo, onde você pode escolher o grupo, o estádio, a seleção, a data, etc., o que quiser.

Clique na figura acima e tenha a informação que desejar sobre as datas da Copa. Aliás, só as informações relevantes: que lá está frio, eu já estou cansado de saber. O que também não é surpresa, já que Joanesburgo está na latitude 26º, quase Florianópolis que é 27º; ou alguém achava que a África é só o Saara ??? Isto só acontece com as candidatas a vice do partido Republicano americano, não é ?

23/Jun/2010 23:48 · tjpp · 0 Linkbacks

Linkbacks

Use the following URL for manually sending trackbacks: http://profs.if.uff.br/tjpp/lib/plugins/linkback/exe/trackback.php/blog
blog.txt · Última modificação: 16/Apr/2010 09:40 por tjpp
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0