Built with Processing
Bem vindo … Welcome
Here you will find news and comments about Physics, Computers, Debian, GNU/Linux, and anything else that could be of interest to a computational physicist. If you think that something here could be of interest for you but you are not a Portuguese native reader, please comment in English and I will be happy in providing you a summary of what is written in english. If you prefer, e-mail me.
Já há quinze dias que uso o chromium-snapshot-64 do AUR do Arch linux. É o Chrome Open Source em 64 bits. Flash e Java funcionam sem problemas adicionais (como o do Banco do Brasil). Ao contrário, os applets para o curso de Física Estatística, que criei com o Processing, são mais rápidos no Chrome que no Firefox (para alguns eu usei a função framerate, outros quero que rodem o mais rápido possível). Um problema que tenho é que a barra de ferramentas do Dokuwiki, que uso para rodar este blog, não aparece. Como uso pouco, pois já decorei a sintaxe, é algo menor. Para os administradores de servidores Linux:o awstats do Debian e Ubuntu não está preparado para as visitas do Chrome. Eu tive que atualizar o mesmo para registrar as visitas dele no blog.
Para ajudar na comparação, coloco aqui um applet em Java, feito no Processing, que reproduz um DLA. O algoritmo é o seguinte: começamos com uma partícula no centro (que será o nosso agregado inicial). De um ponto um pouco distante da partícula, soltamos outra que faz uma caminhada aleatória até encontrar uma partícula do agregado. Quando encontrar é adicionada ao agregado e aí ela cola e outra partícula é sorteada. A formação que aparece não é intuitiva, com a formação de ramos (se regarregar a página, vai aparecer outra formação, por causa dos diferentes números aleatórios gerados). O que parece com raios no applet é exatamente a trajetória aleatória de cada partícula. Note que, à medida que o agregado cresce, fica mais difícil para a partícula penetrar no interior do mesmo, facilitando a criação e aparecimento dos ramos. A cor define o instante de agregação (sinal dos tempos: eu criei uma classe Particula com métodos move, testa se gruda e mostra: foi meu primeiro programa em uma linguagem OO).
Built with Processing
Você deve ter visto figuras assim: são comuns em rochas, crescimento de colônias de bactérias, relâmpagos, etc. Veja o artigo da Wikipedia para maiores detalhes. O post era sobre o Google Chrome mas acabei falando de física ….
O site do Instituto de Física foi o primeiro servidor Web da Universidade Federal Fluminense, o primeiro servidor Web localizado em Niterói além de hospedar a primeira homepage da cidade. Depois de três versões em quase vinte anos, passamos a utilizar um CMS: o Joomla. Tínhamos perdido o senso de liderança por muito… Só agora o site possui notícias atualizadas, calendário de eventos (EventList), versões em Português e Inglês (JoomFish), contatos (Qcontacts), Galerias de Fotos com slideshow (Phoca), enquetes e módulo de busca (PixSearch). É preciso dar um desconto pois foi o primeiro site que fizemos no Joomla e a gente é físico, e não uébidezainer. Se puderem visitar e dar sugestões, fiquem à vontade para usar o formulário em Contatos→Opine sobre o site (mais uma inovação). Eu fui voto vencido em várias discussões pois a proposta era fazer um site “sóbrio” :) O template é o JSNEpicFree e é ….”free as a beer”.
O site ainda está em processo de tradução. Considerem como uma versão RC (release call).
Um Sábado Qualquer é, IMHO, o melhor quadrinho da Internet, hoje. Visite e participe da campanha “Deus merece um livro”. Se você já conhece, clique na imagem acima e vote.
O boi baba porque não sabe cuspir. Se animais soubessem cuspir, segundo o criacionismo, o dilúvio de Noé teria durado algumas semanas a mais. A quantidade de saliva que produzimos durante um dia varia de um a dois litros!! A saliva contém enzimas que facilitam a digestão, já quebrando os alimentos na boca. Ainda não dá para comer grama pois os ruminantes possuem estômagos com 4 cavidades que ajudam a digestão das verdinhas. Por outro lado, minha irmã dentista também não recomenda comer grama pela alta quantidade de sílica que é abrasivo para os dentes. Mas o que é mais interessante é que existe um gene responsável pela produção de saliva e este gene tem 15 cópias nos humanos e duas nos chimpanzés. Mais do que isto, estudos em tribos da África mostram que o número de cópias tem a ver com a quantidade de amido, que é quebrado pela saliva, na dieta. Tribos que se alimentam de raízes tem mais genes produtores de saliva! E não para por aí: se você acha que este estudo foi encomendado pela Pringles ou pela Ruffles para descobrir tarados por batata, saiba que a dieta dos nossos antepassados foi determinante para o tamanho do corpo e do cérebro.
Pode ser que sejamos hoje o que somos por causa do cuspe. Por nojento que possa parecer, eu acho muito mais bonito quando encontramos uma explicação razoável para o que somos e onde vivemos. Para se ter uma ideia da importância da saliva, veja este post: A Saliva e o Poder do Cuspe, sobre a importância do cuspe na cultura africana, onde ser cuspido pelos anciões era de bom agouro. O cuspe tem poder libertador. Agora, se você quer algo bem escrito sobre o cuspe, aí leia Sobre o Cuspe, de Rubem Alves. Se você quer saber mais sobre o estudo, então procure na Nature Genetics.
Saiu o resultado do Enade 2008. O curso de Física da UFF é 5 no conceito Enade (nota das provas dos estudantes) e 5 no IDD (índice de Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado, que mede a diferença entre os ingressantes e os concluintes). Conforme o G1, estamos entre os 5 melhores cursos de Física do país, o melhor do Rio de Janeiro e a com o maior número de concluintes entre os dez primeiros. Ah, foi mal, a Física da UFF é Federal!