Bem vindo … Welcome
Here you will find news and comments about Physics, Computers, Debian, GNU/Linux, and anything else that could be of interest to a computational physicist. If you think that something here could be of interest for you but you are not a Portuguese native reader, please comment in English and I will be happy in providing you a summary of what is written in english. If you prefer, e-mail me.
De A Brief History of Debian - Debian Releases :
A Debian 1.0 nunca foi lançada: Acidentalmente, Infomagic, uma empresa vendedora de CD, lançou a versão em desenvolvimento do Debian e a chamou de 1.0. Em 11 de Dezembro de 1995, Debian e Infomagic juntamente anunciaram que este lançamento foi indevido. Bruce Perens explicou que os dados colocados no conjunto de 5 CDs, “Fonte para Desenvolvedores Linux”, de novembro de 1995, com “Debian 1.0” não era a versão 1.0 do Debian, mas uma versão em desenvolvimento que estava parcialmente no formato ELF, que provavelmente não iniciaria ou seria executada corretamente, e não apresentaria a qualidade de uma versão Debian. Para evitar confusões entre o CD prematuro e a atual versão do Debian, o projeto Debian renomeou sua próxima versão para “Debian 1.1”. A Debian 1.0 prematura, incluída no CD, é desaprovada e não deveria ser usada.
Arrumando o meu gabinete, eu vi que eu tenho esta raridade! Em 1995, era praticamente impossível baixar uma imagem de CD e nem gravador de CD, eu tinha! A minha primeira instalação de Linux foi usando 70 disquetes do Slackware. Eu então resolvi assinar o serviço da InfoMagic (que não existe mais) e recebi pelo correio 5 CDs que continham: Slackware, Red Hat, Debian e os repositórios do kernel, XFree, Sunsite (o máximo da época), tsx-11, GNU, e mais toda a documentação (howtos, installation guides, etc.). A capa é assim (escaneei com a embalagem):
A contracapa, mostrando como muita coisa cabia em 5 CD's
Nesta época eu usava Slackware, indicada para iniciantes pois instalava direto do CD. Na época eu usava o LOADLIN, para bootar o Linux de dentro do DOS. O projeto estava parado e eu li no Linux Journal que o desenvolvimento voltou. O conjunto de CDs ainda vinha com um browser para Windows para poder ler a documentação em HTML. Finalmente o CD do Debian, com os fontes do kernel:
Nesta época a gente encontrava os outros usuários Linux pelo Linux Counter, onde eu sou o 50500 e Niterói tem apenas 90 usuários Linux.
Eu já postei os quadrinhos que eu acompanho na rede. Agora vai mais um sensacional: Carlos Ruas, do Um Sábado Qualquer. Os personagens principais são Deus, Adão e Eva (não necessariamente nesta ordem).
Só clique nos links e na figura acima se tiver tempo, você não vai conseguir sair do site tão cedo. Para evitar esta tragédia, posto a tirinha de hoje:
Hoje é dia do Físico. A data 19/05, vem do Ano Miraculoso de Einstein (1905). Vamos celebrar:
Links de alguns posts do ano passado:
Saiu o resultado do concurso “Best Visual Illusion of the Year”. Os jurados são neurologistas e psicólogos. A ilusão vencedora está no flash abaixo e está relacionada com um post anterior (Porque o Tardelli fez um golaço, segundo a Física): a ilusão sugere porque objetos que se movem em trajetórias curvas frequentemente são difíceis de serem acompanhados. Para ser “iludido”, faça o seguinte: fixe os olhos na bola que gira, à esquerda. A trajetória é vertical (use o dedo para marcar o ponto de partida e o ponto de chegada, se quiser). Agora fixe no ponto azul e você verá que a trajetória parece curva !!!
Se você acha que as ilusões de ótica estão apenas nos concorrentes, veja os troféus do escultor Guido Moretti:
No site oficial do evento você pode ver os finalistas. Depois do primeiro lugar, eu pessoalmente preferi o terceiro ao segundo colocado:
As fotos são da mesma pessoa. Para dar o aspecto feminino, os autores aumentaram o contraste, onde as partes claras ficaram ainda mais claras e as escuras mais escuras. Eu acho que esta foi encomendada pelo Ronaldo Fofômeno.