A física estatística tenta descrever o comportamento de sistemas macroscópicos a partir de uma analise microscópica. Deste modo, um de seus objetivos e recuperar e entender melhor as leis fenomenológicas da Termodinâmica.
O curso da pós-graduação pode ser dividido em três partes
A ementa do curso pode ser vista aqui http://www.if.uff.br/ementas#mecest
O calendário do curso https://drive.google.com/file/d/0B4UFmOBL4GFTNnJ0eE1pNFl0S1U/view?usp=sharing
A avaliação constará de três provas e a média final será uma média ponderada com os pesos 2, 2 e 3, para a P1, P2 e P3, respectivamente.
As provas serão fortemente baseadas nas listas de exercício
Este semestre iremos tentar usar uma metodologia um pouco distinta. Vocês deverão ler uma parte do livro (ou notas de aulas) antes da aulas e anotar suas dúvidas. A aula será usada para discutir estas dúvidas e ocasionalmente resolver exercícios.
Para disciplinar isso, em cada aula você deve entregar um folha com um resumo das suas dúvidas. Isto está baseado na ideia de “reading memos” introduzida por Edwin F. Taylor em ‘Guest comment: Only the student knows’, American Journal of Physics 60(3):201–202 (March 1992).
Da primeira seção do paper acima
“We have a problem with which only you can help. We have been working on these notes too intently to see what is wrong with them. Only you, coming fresh to the subject, can recognize where they fail to help you understand. In this you are a world-class expert! Will you help? As you read the notes note down, on the printed notes, difficulties as they appear and marking the location of the problem as specifically as possible. As you are reading, if you cannot figure out what is wrong, note that too! If a later passage clears up a point, note that too in your comments. Do not erase anything or cross it off; the original comment on the confusing spot and the later comment along the lines of ‘Oh, now I see/know why . . . ’, are both useful – for they tell us that we have explained material in a confusing order. At the end of the chapter, note general difficulties that you have and questions that you would like answered. Do not revise or recopy your notes; it is important that they be spontaneous, written down at the very minute you are reading and wondering about a point. If you do not understandin”
Se você não entender uma passagem, uma equação, derivação, uma argumento, etc, é “nossa” culpa. Me ajude a descobrir onde as notas de aula, ou o livro, não é claro!
Note que além de me ajudar os reading memos tb podem ajudar você de diversos modos: praticar a leitura de um livro técnico. Além disso lendo com atenção e atitude crítica ajuda no processo de aprendizagem.
Na primeira e segunda parte irei principalmente seguir minhas notas de aula. Ja na terceira parte irei usar uma mescla do Pathria e Salinas.
Sugestões de livros (com minhas impressões pessoais)