Identificando qual a placa-mãe no Linux

Dada a importância do último post, resolvi ficar um tempo sem blogar. Vai uma curiosidade então: fui resgatar a alma de um computador, no qual instalei o Debian Lenny mas que o meu colaborador precisava do Labview (só temos versão para Windows, embora exista para Linux). O problema é que instalei o Lenny, sem problemas e ao instalar o XP – ele está revoltado com o Vista que veio no notebook, mas acho que é um caso isolado – tive que reinstalar o Grub. O problema é que o XP não reconheceu a placa de vídeo, a placa de rede e sequer o monitor: é uma placa Intel, com um Quadcore Q6600, tudo novinho.

O montador não enviou os drivers da placa porque ele está acostumado a vender para a Física e sabe que só colocamos Linux. O procedimento de qualquer usuário windows é padrão: vai ao Google, procura o site do fabricante, procura suporte e baixa os drivers. Quando o driver é da placa de rede, então recorre ao pirata ao lado. Eu preferi usar a partição ao lado: dei boot com o Lenny netinst, recuperei o grub, instalei o ntfs-3g para gravar na partição windows mas precisava saber do modelo da placa-mãe. É tudo Intel e tudo onboard, lembro-me do tempo em que eu dizia que tudo on-board não prestava. O lspci fornece informações sobre vários componentes, mas e o modelo da placa mãe ?

$ sudo dmidecode | more
...
Base Board Information
	Manufacturer: Intel Corporation
	Product Name: D946GZIS
...

Na verdade, este não é o modelo dele, mas é o que eu tenho aqui em casa e só usei como exemplo. Eu fiquei revoltado pois o computador fui eu quem comprei através de um projeto em que colaboramos. Fiquei todo orgulhoso ao comprar um monitor widescreen e no Windows a imagem estava uma m… Tive que usar o Linux para consertar o problema. Ele gostou tanto que prometeu aprender o LaTeX, porque se o pessoal da física usa, então deve ser bom…

blog/entradas/identificando-qual-a-placa-mae-no-linux.txt · Última modificação: 27/Mar/2010 23:52 (edição externa)
chimeric.de = chi`s home Creative Commons License Valid CSS Driven by DokuWiki do yourself a favour and use a real browser - get firefox!! Recent changes RSS feed Valid XHTML 1.0